Portugueses

Guardiola: "Marco Silva está destinado a ser um dos melhores treinadores do mundo"

Marco Silva e Guardiola AFP

Treinador do Manchester City deixou um grande elogio ao homólogo português do Fulham antes de o voltar a defrontar na Premier League, na quarta-feira

Pep Guardiola, treinador do Manchester City, enviou esta terça-feira um grande elogio a Marco Silva, um dia antes de receber o homólogo português do Fulham no Etihad, em jogo da 26.ª jornada da Premier League.

Em antevisão ao jogo de quarta-feira (19h30), o técnico espanhol do City garantiu que Marco Silva, que orienta o atual décimo classificado da Liga inglesa, será um dos melhores treinadores do futebol mundial num futuro próximo.

"A cada época eles ficam melhores. Os movimentos que fazem são realmente bons, os padrões e a qualidade que têm, a compostura das jogadas, a velocidade que têm... Marco [Silva] é um dos treinadores de topo, topo, topo que defronto. Está destinado a ser um dos melhores daqui a alguns anos, certamente", previu.

Confrontado com a possibilidade de reduzir a distância do "vice" City para o líder Arsenal - só joga na quinta-feira, em casa do Brentford - para apenas três pontos, ainda que à condição, caso vença o Fulham, Guardiola não se quis concentrar nas contas do título inglês.

"Ao longo das últimas semanas e meses, sempre que faço uma entrevista antes de um jogo, é sempre: 'Se perderes, vais perder tudo e desaparecer da face do planeta Terra'. Eu entendo que é agradável falarem sobre três pontos, quatro pontos, este tipo de coisas. Isso é ok, mas não é vencer títulos ou estarmos numa fase final de tentar chegar perto de vencer os títulos", retorquiu.

De resto, o técnico do City elogiou a forma como o jovem defesa uzbeque Abdukodir Khusanov, de 21 anos, tem aprendido a língua inglesa desde que foi contratado, há pouco mais de um ano, aos franceses do Lens: "Não fala como William Shakespeare, mas está a ficar cada vez melhor. Ele é muito inteligente e toma sempre boas decisões".

Do lado dos "cottagers", Guardiola falou sobre a saída de Oscar Bobb, que passou na formação pelo FC Porto, após o extremo norueguês, de 22 anos, ter trocado o City pelo Fulham neste último defeso de janeiro: "Não tenho qualquer dúvida sobre o seu potencial. O que ele se pode tornar depende dele. Se quiser ser um jogador de topo, sê-lo-á. Tem todos os atributos [para isso], todos".

Alexandre Dionísio