Estrela da Amadora

Sydney Van Hooijdonk chega para testar genes e há mais dois a caminho

Tal como o antigo jogador do Benfica, é avançado e tem a difícil tarefa de ocupar a vaga deixada por Kikas

Sydney van Hooijdonk, o mais recente reforço do Estrela da Amadora, tem uma tradição familiar a honrar. O apelido não engana: é filho de Pierre van Hooijdonk, antigo avançado neerlandês que vestiu a camisola do Benfica. O jogador, de 25 anos, que jogava no NAC Breda (Países Baixos), foi ontem oficializado nos tricolores e assinou até 2028.

Tal como o progenitor, Sydney também desempenha as funções de ponta-de-lança e tem dado cartas recentemente. Chega à Reboleira com currículo de cinco golos na principal liga neerlandesa.Formado no NAC Breda, foi por esse clube que começou a dar nas vistas, tendo apontado 15 golos em 2020/21. Tal campanha valeu-lhe a ida para o futebol italiano, mais precisamente para o Bolonha. A experiência em Itália não lhe correu muito bem e acabou em dois empréstimos, um deles a envolver o regresso aos Países Baixos, onde apontou 19 golos pelo Heerenveen. Esteve também cedido ao Norwich (Inglaterra), antes de deixar o Bolonha em definitivo para assinar pelo Cesena, também de Itália.

Viria a regressar ao clube onde foi formado em janeiro do ano passado e agora segue para uma nova aventura fora do seu país, com a camisola do Estrela da Amadora. Na Reboleira, Sydney van Hooijdonk terá a pesada missão de substituir Kikas, que era o melhor marcador dos tricolores, tendo mudado, recentemente, para o Eupen (Bélgica).

Mais dois a caminho

O guarda-redes Dudu e o lateral-esquerdo Yahya Kalley estão perto de assinar pelo Estrela da Amadora. O primeiro, de 26 anos, é alemão e atua no Viktoria Köln, clube do terceiro escalão da Alemanha, no qual também jogou Sidny Cabral. Já o defesa sueco, de 24 anos, será a segunda contratação ao Norrkoping (Suécia), de onde também chegou Hoog Jansson.

Miguel Gouveia Pereira