Andebol

Europeu de andebol: Portugal luta pela melhor classificação de sempre frente à Suécia

Iturriza EPA

Síntese de mais um dia do Europeu de andebol

Portugal garantiu na quarta-feira nova presença no Mundial de andebol e a possibilidade de lutar pela sua melhor classificação de sempre, ao concluir o Grupo I da Ronda Principal do Europeu no terceiro lugar.

Para ganhar o direito de fazer mais um jogo em Herning, na Dinamarca, e assim poder lutar pelo inédito quinto posto, Portugal cumpriu o seu objetivo de vencer a Espanha (35-27), tendo ainda beneficiado das derrotas de Noruega e França para ficar no terceiro lugar do seu grupo e cruzar com a Suécia, terceira do outro grupo.

Com os apuramentos para as meias-finais da campeã mundial em título Dinamarca e do anfitrião do próximo mundial, a Alemanha, já apurados diretamente, sobraram quatro vagas mundialistas, que foram ocupadas pelos outros dois semifinalistas, Croácia e Islândia, bem como pelas duas seleções que vão lutar pelo quinto lugar, Portugal e Suécia.

No grupo I, a Dinamarca esmagou os vizinhos e rivais Noruega, por concludentes 38-24, prosseguindo um caminho que só não é totalmente vitorioso porque perdeu na fase de grupos com Portugal.

Os heróis do mar passaram assim, na última ronda, a Noruega, mas também a França, campeã em título, que cedeu perante a muito prática Alemanha, por 38-34.

Dinamarca, tetracampeã mundial, e Alemanha seguem por esta ordem para as meias-finais. Portugal, depois de já quase ter dado tudo por perdido, chega ao terceiro lugar, com cinco pontos, e avança também, para igualar ou melhorar o sexto lugar obtido na edição de 2020.

Mais atrás, a França estaca nos quatro pontos, a Noruega nos três e a França nos dois, podendo já fazer as malas e abandonar Herning.

Com o terceiro lugar do Grupo II já virtualmente assegurado, a Suécia (coorganizadora do Europeu com Dinamarca e Noruega) conseguiu, a fechar o dia, uma vitória sobre a Suíça, por 34-21.

Antes, sem pressões, a Islândia ganhara a Eslovénia, por 39-31, e a Croácia a Hungria, por 27-25, com reviravolta no marcador.

Neste grupo, a Croácia foi primeira, com oito pontos, e vai jogar nas "meias" com a Alemanha, e a Islândia segunda, com sete, e vai jogar contra a anfitriã Dinamarca.

No terceiro posto, a Suécia ficou com os mesmos sete pontos da Islândia, segunda, que ficou com vantagem no confronto direto. Fora do torneio ficam Eslovénia (quatro pontos), Hungria (dois) e Suíça (dois).

Lusa