Central Derick tem sido pouco utilizado no Varzim, mas foi aposta certeira do novo treinador como ponta-de-lança e marcou golo decisivo
Aposta como ponta-de-lança nos minutos finais do jogo com o V. Guimarães B, o central Derick acabou por ser herói inesperado ao marcar o golo da vitória (2-1) poveira no tempo de compensação, resultado que permite aos comandados de Nuno Capucho manterem-se vivos na luta pelo apuramento rumo à fase de subida.
O defesa brasileiro recebeu as indicações do técnico para se deslocar para a frente, de forma a "pressionar e lutar pela bola, tentando ganhar duelos no jogo aéreo", explicou. "Acabou por dar certo quando fiz pressão sobre o guarda-redes, pois ele tentou chutar a bola para a frente e aproveitei a oportunidade. Saltei, virei o corpo, acreditei que ia arrumar alguma coisa, a bola bateu entre o ombro e as costas e aconteceu o golo que tanto precisávamos", acrescentou ainda, reconhecendo que quando foi comemorar para a zona dos adeptos varzinistas "já nem tinha força nas pernas". "Foi espetacular o momento", recorda, revelando que, na época passada, ao serviço do Lusitânia, dos Açores, aconteceu "algo semelhante" quando marcou o golo da vitória na compensação, frente ao Covilhã, a jogar como ponta-de-lança.
Utilizado em apenas oito jogos (496 minutos), Derick foi agora aposta como titular ao segundo jogo de Nuno Capucho no comando técnico e acredita que a equipa "ganhou um novo jogador". "O mais importante é o coletivo, mas reconheço que foi um jogo muito bom para mim. Estava há algum tempo sem ter oportunidades, o que faz parte do futebol, mas este jogo foi muito bom para ganhar confiança e ritmo. No banco ou a jogar, o importante é dar sempre o melhor pela equipa e estar pronto para ajudar quando a oportunidade chegar", disse o central, convicto da importância de "manter o foco" nas duas últimas jornadas. "Sabíamos da importância deste jogo para as nossas contas e entrámos muito focados. O treinador falou muito sobre a raça que temos de ter dentro de campo, pois, se quisermos conquistar alguma coisa, temos de jogar sempre deste nível para cima. Temos de continuar focados para conseguirmos duas vitórias", concluiu Derick, que está a realizar a segunda época em Portugal, depois de ter representando o Lusitânia dos Açores, igualmente na Liga 3.
Na atualidade dos alvinegros, refira-se que o Varzim comunicou a saída do médio André Santos que chegou esta época ao clube. O centrocampista de 36 anos esteve algum tempo parado devido a lesão e fez apenas sete encontros, alinhando 186 minutos.
Duas finais com a calculadora na mão
Apesar de se encontrar no sétimo lugar, e sabendo que depende de outros para se classificar para a fase de subida, o Varzim tem possibilidades, desde que vença os seus jogos. Os poveiros, que estão a um ponto de distância de Braga B, V. Guimarães B, Fafe e Paredes, recebem a Sanjoanense e jogam no reduto do Marco, equipas que já não têm possibilidades. Por outro lado, há alguns confrontos entre adversários direto, cujos desfechos serão determinantes.