Internacional

Joan García brilhou no dérbi de Barcelona: "É um dos melhores guarda-redes do mundo"

Hansi Flick abraça Joan García no final do jogo EPA

Formado no... Espanhol, o guardião travou tudo. Depois, Dani Olmo decidiu o dérbi catalão. Joan Garcia trocou o Espanhol pelo Barça no último verão, a troco de 25 milhões de euros. No seu 16.º pelo conjunto blaugrana, o sétimo sem sofrer golos, fez seis defesas

Hansi Flick não teve pejo em atribuir o mérito da vitória do Barcelona sobre o Espanhol (2-0) no dérbi da Catalunha: primeiro, ainda em pleno relvado, dirigiu-se a Joan Garcia, guardião contratado no verão precisamente ao rival, onde foi formado, e, depois, elogiando publicamente o herói da partida. "A primeira coisa que tenho de fazer é agradecer a Joan Garcia. É um dos melhores guarda-redes do mundo", sublinhou sobre o jogador, decisivo com várias defesas a negar o golo à sua antiga equipa, no regresso ao estádio do clube ao qual esteve ligado durante oito anos, e onde ontem foi muito assobiado.

Do outro lado, Dmitrovic também parou algumas investidas do Barça, mas não resistiu ao golaço de Dani Olmo, já aos 86", com um tiro de classe e colocado de fora da área - pouco depois, Lewandowski selou o triunfo que Flick assumiu que o seu conjunto "não merecia".

São nove vitórias seguidas do Barcelona em La Liga, colocando pressão sobre o Real Madrid, que este domingo recebe o Bétis. Ontem, num duelo de equipas com portugueses, mas apenas com Martim Neto em campo, o Villarreal venceu fora o Elche, por 3-1 - o médio ex-Benfica marcou, mas não foi suficiente.

Marco Gonçalves