O #5 permite à Smart subir mais um degrau como marca premium. E, com o Brabus, o diabo chegou à cidade. A potência brutal casa bem com o seu ar marcial. Identifica-se rapidamente por apontamentos de vermelho nas pinças dos travões, no spoiler dianteiro, nos retrovisores e cintos de segurança
O #5 representa um novo salto para a Smart na afirmação como marca premium, sobretudo na versão Brabus, em que a estética marcada por detalhes em vermelho antecipa o desempenho agressivo. Distingue-se pela potência de 646 cv e 710 Nm, garantindo acelerações de referência e de tirar o fôlego: dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos, com um comportamento surpreendentemente controlado mesmo em estradas mais sinuosas. Fica apenas a nota para a ausência de patilhas para ajustar a regeneração, que são sempre bem-vindas, permitindo menos uso dos travões.
No interior, a boa qualidade de materiais e montagem reforça o posicionamento mais sofisticado. Oferece bom espaço para cinco ocupantes, embora o lugar central traseiro seja, como é habitual, menos generoso. A bagageira acrescenta versatilidade, reforçando os aspetos práticos do modelo. A gama integra baterias LFP ou NCM, autonomias entre 465 e 590 km e várias linhas de equipamento, culminando na Brabus.
A oferta tecnológica inclui ecrãs de grande formato e sistemas avançados de assistência, embora permaneça a dúvida sobre a utilidade de o ecrã mais à direita ser visível pelo condutor. O preço varia entre 47 400 e 62 400 euros.
Números
Com 4,7 m de comprimento e 2,9 m de distância entre eixos, o #5 assume proporções de SUV médio com habitabilidade generosa. A bagageira oferece 630 litros e há mais 74 litros à frente (47 nas versões mais potentes.
Carregamento
A bateria NCM de 100 kWh da versão Brabus opera a 800 V e permite carregamento rápido até 400 kW, passando de 10% a 80% em 18 minutos. A bateria LFP de 76 kWh, que carrega a 150 kW, cumpre os 10%-80% em menos de 30 minutos.
Equipamento
O sistema de som é da Sennheiser com 20 altifalantes e 1190 W, compatível com Dolby Atmos. Integra chipset AMD V2000, ecrã de Realidade Aumentada de 25,6'', painel digital de 10,25'' e ecrãs OLED nas versões superiores.