Portugueses

Solskjaer: "É Vitinha que controla o ritmo do PSG"

Vitinha PSG

Observador técnico da UEFA destaca o papel de "faz-tudo" do português

Marcar três golos num mesmo jogo da Liga dos Campeões não é para todos. É mesmo para muito poucos, tendo em conta que, até hoje, apenas cinco portugueses o conseguiram: Cristiano Ronaldo (oito vezes), Diogo Jota (1), João Mário (1), Rui Pedro (1) e Vitinha (1). Este último cometeu a proeza na última quarta-feira, numa das melhores exibições da sua carreira, durante o triunfo do PSG sobre o Tottenham por 5-3. Um feito que teve eco em toda a Europa, a começar pela UEFA, que o elegeu como segundo melhor jogador da jornada na Champions - só ultrapassado por Mbappé, autor de um póquer pelo Real Madrid.

Também da parte da UEFA chegou uma análise elogiosa à sua exibição, da parte de Ole Gunnar Solskjaer, observador técnico do organismo e que, entre outros cargos, já foi treinador do Manchester United e do Besiktas. "É ele que controla o ritmo da equipa e que faz os passes que quebram as linhas defensivas. Recebe a bola em todo o lado, em todas as fases do jogo. Recolhe do guarda-redes, ao lado dos centrais no início da fase de construção, sempre em rotação. Também faz passes decisivos e neste jogo até marcou os golos e sofreu o penálti", afirmou o norueguês, resumindo a seguir: "Ele fez tudo".

Também rendido ficou Thomas Frank, que foi uma das principais vítimas do hat-trick, na qualidade de treinador do Tottenham. "O PSG já tem um Bola de Ouro [Dembélé], mas também o próximo, que joga no meio campo: Vitinha, que jogador! Uau!", disse, afirmando tratar-se do "melhor médio do mundo" na atualidade.

Quem também lhe fez uma vénia foi o seu próprio treinador, Luis Enrique. "O Vitinha esteve sensacional, fora do normal... como de costume", disse o espanhol que lidera o PSG, que o tirou de campo já em compensações, por forma a proporcionar-lhe a homenagem dos adeptos. "Vitinha! Vitinha! Vitinha!" clamaram estes.

Rodrigo Cortez