Três pessoas foram detidas no Rio Grande do Sul
A polícia brasileira deteve três pessoas por crime de burla que envolvia a utilização de uma página falsa a simular a loja online do Grémio e a utilização de um vídeo deepfake de Geromel, ex-jogador e ídolo do clube, a promovê-la.
Além dos três suspeitos detidos, a polícia emitiu dez mandatos de busca e apreensão, ao abrigo da denominada "Operação Manto".
"Durante a apuração, verificou-se que o grupo criminoso desenvolveu um esquema profissional, que combinava engenharia social, manipulação de imagem por inteligência artificial e marketing digital fraudulento para atrair vítimas e simular campanhas oficiais. A análise dos dados telemáticos e bancários, autorizada judicialmente, permitiu mapear toda a estrutura do grupo e identificar os responsáveis", informou a polícia.
O Grémio disse em comunicado que denunciou a mencionada loja falsa e revelou que em 2025 conseguiu tirar do ar "mais de vinte páginas piratas".