Futebol Feminino

Portugal vence com reviravolta no arranque da corrida ao Europeu feminino de sub-19

Seleção feminina de sub-19 FPF

Seleção feminina de sub-19 venceu o Kosovo com reviravolta no marcador

A Seleção feminina portuguesa de sub-19 venceu esta quarta-feira o Kosovo, por 2-1, com reviravolta no marcador, em jogo da primeira fase de apuramento para o Europeu de futebol do escalão, disputado no Estádio Algarve.

Após um nulo ao intervalo, a formação kosovar adiantou-se por Imeraj Aurela, aos 54 minutos, mas as suplentes Cíntia Martins (59) e Luana Bessa (67) "viraram" o jogo para dar o triunfo às portuguesas.

A equipa das quinas, anfitriã do Grupo A1, soma três pontos, os mesmos da Dinamarca, que hoje venceu a Islândia, por 2-1, em Albufeira.

Portugal dominou totalmente os primeiros 15 minutos, em que empurrou o conjunto adversário para o seu último terço, e somou várias oportunidades, falhando claramente no capítulo da finalização.

Cristina Fernandes desperdiçou a primeira grande oportunidade, aos cinco minutos, permitindo a defesa da guarda-redes Leyla Gërvalla, mas Joana Reis, aos sete, e Francisca Vieira, aos nove, não fizeram melhor.

A formação portuguesa "desacelerou", sem explicação aparente, com o passar dos minutos e o Kosovo ganhou alguma confiança, sem colocar a baliza portuguesa em apuros, à exceção de uma ameaça de Adela Sinani ao lado, aos 35 minutos.

Portugal, que no Euro2025, em junho, na Polónia, caiu nas meias-finais da fase final, frente à França, após prolongamento, voltou a estar perto do golo antes do intervalo, mas Francisca Vieira, em boa posição dentro da área, atirou por cima.

O Kosovo abriu o marcador no arranque do segundo tempo, numa jogada em que Imeraj Aurela "roubou" a bola a Joana Reis, combinou e, já na área, finalizou sem hipóteses.

A equipa portuguesa, já com várias mudanças operadas por Carlos Sacadura, reagiu à altura e deu a volta ao marcador, com contribuição efetiva de duas suplentes.

Cíntia Martins igualou, aos 59 minutos, num desvio certeiro na pequena área, após passe de Luana Bessa, que por sua vez colocou Portugal em vantagem aos 67, na recarga a um primeiro remate de cabeça defendido por Gervalla.

A formação lusa manteve o controlo até final do jogo, mas ainda se assustou, já nos descontos, após um erro de Carolina Simões, que o Kosovo não aproveitou.

Na segunda ronda desta fase - em que se apuram as três primeiras classificadas de cada grupo -, Portugal enfrenta no sábado a Islândia, no Estádio Algarve, às 18h00.

Lusa