Ciclismo

Diretor da Lidl-Trek quer airbags nos corredores

. Lidl-Trek

Considerando que as quedas vão existir sempre, Luca Guercilena propõe uma medida de segurança original

Luca Guercilena, italiano que é diretor geral da Lidl-Trek, fez uma das sugestões mais originais e inesperadas de sempre no ciclismo. "Os acidentes acontecem sempre, fazem parte do nosso desporto. Eu investiria numa tecnologia para criar um airbag no capacete ou na camisola, que proteja a cabeça e a coluna durante uma queda", afirmou, em entrevista ao "Bici.Pro".

Embora sem explicar como será possível criar uma medida de segurança adicional num desporto em que a maior preocupação atual é reduzir o peso dos ciclistas, o italiano considera que a velocidade continuará a aumentar e são precisas outras soluções. "O ideal seria proteção nas estradas, mas a questão não é só velocidade, a média de idades continua a cair e existe a arrogância dos jovens de 18 anos, que contrasta com a maturidade dos mais velhos, capazes de diminuir o ritmo", afirmou.

"Tenho dito aos meus ciclistas que o risco deve ser controlado. Não faz sentido ficar três meses fora por arriscarem e serem segundos. Se for um sprint pela vitória, arrisquem, agora caírem numa curva a 70 quilómetros da meta, não", considerou. Quanto aos airbags, "seriam iguais para todos", diz.

Carlos Flórido