Seleção Nacional

"É bom saber que Coleman não joga, não é alguém que gosto de ter como adversário"

Roberto Martínez LUSA

Roberto Martínez, selecionador de Portugal, fez esta quarta-feira a antevisão ao jogo com a República da Irlanda, da quinta jornada da fase de qualificação para o Mundial'2026 e que está agendado para as 19h45 de amanhã

Quais os pontos fortes da Irlanda? "Uma equipa bem organizada defensivamente e bem sincronizada. Jogadores muito comprometidos, como vimos em Lisboa, com muita intiligência. Mas penso que vamos ver o outro lado da Irlanda com mais algum perigosa com bola e pode criar ameaças ofensivas, mais cantos e mais presente nas duas áreas."

Quão importante é conseguir o apuramento neste jogo? "Estamos focados na exibição, se jogarmos bem temos mais hipóteses de ganhar. É um grande teste, temos alguns ausentes e será bom para avaliar o nosso grupo. É importante ganhar e pode ser importante para o crescimento da equipa."

Empatou na Irlanda quando era selecionador da Bélgica e Portugal também empatou da última vez que jogou em Dublin. É algo a ter em conta? "É uma seleção muito competitiva em casa, por isso é que é um grande desafio. Sei o que os adeptos podem trazer à equipa, o jogo muda muito rápido aqui. Um jogo mais britânico, que se pode partir a qualquer momento, mas sempre capazes de superar este desafio."

Portugal pareceu frustrado por só conseguir marcar em Lisboa na parte final. Pensa que pode acontecer o mesmo neste jogo? "Não foi bem frustação, fizemos remates ao poste, tivemos muitas oportunidades, um penálti falhado. A Irlanda não fez remates, não teve cantos, sentia que Portugal merecia ganhar e marcar mais. Amanhã, será diferente e vamos ver uma versão diferente da Irlanda. Mas nunca tivemos frustração, nunca deixamos de atacar e reagir bem às adversidades. Continuo a fazer o que queríamos e fomos premiados no final. Vamos ver uma Irlanda diferente e o objetivo da Irlanda ainda é a qualificação."

Coleman, com quem trabalhou no Everton, é ausência na Irlanda. Isso obrigou-o a preparar o jogo de forma diferente? "Gosto muito dele, sempre gostei de trabalhar com ele e para mim era na altura o melhor defesa-direito da Premier League. Podemos ver que utiliza bem a experiência, como comunica e organiza a equipa. Por um lado, é bom saber que não joga, porque não é alguém que gosto de ter como adversário. Continua ser um jogador muito importante para a Irlanda, porque também sei o que ele traz para o balneário."

Miguel Gouveia Pereira