Seleção Nacional

Roberto Martínez: "O último de Ronaldo? Disse logo que ficamos proibidos de falar do Mundial"

Roberto Martínez EPA

Roberto Martínez, selecionador de Portugal, fez esta quarta-feira a antevisão ao jogo com a República da Irlanda, da quinta jornada da fase de qualificação para o Mundial'2026 e que está agendado para as 19h45 de amanhã

Por que não chamou substitutos para Pedro Gonçalves e Pedro Neto? "Já falei do estágio de novembro, já preparamos com a ideia de um ou dois jogadores que possam não integrar a convocatória. A experiência, os últimos nove anos, o estágio de novembro tem sempre essa situação. Foi por isso que chamamos 26 jogadores, não acredito que perder um jogador para chamar alguém novo, a convocatória é um momento importante e um jogador quando chega à seleção precisa de ser chamado no dia da convocatória. É o nosso trabalho de preparar, antecipar, com 26 jogadores tínhamos a oportunidade de perder dois jogadores e continuar a preparação."

Como espera passar a barreira defensiva da Irlanda? "Eu acho que a Irlanda vai ser igual, mas o jogo vai ser diferente. A Irlanda de defender bem, agressivos, mas também fizemos um trabalho bom defensivamente. Anular a Irlanda com um ataque sem remates na baliza e sem lançamentos laterais, sem cantos, não espero isso. Vamos ver uma Irlanda que chega ao último terço. Uma Irlanda sem bola muito semelhante, mas com bola diferente. Um jogo que precisamos de manter concentração é um teste importante, porque o adversário vai empurrar e utilizar o jogo de casa e a força dos adeptos e depois utiliza a bola parada muito bem, precisamos de defender também. O jogo com a mesma Irlanda, mas com fases do jogo diferentes."

Sente responsabilidade a dobrar para conseguir a qualificação para o último Mundial de Cristiano Ronaldo? Sente também que os portugueses esperam a vitória na prova para que o capitão consiga levantar esse troféu? "No futebol, podemos utilizar conversas de futebol e falar no geral. Nas equipas técnicas, focamo-nos no próximo passo e o próximo passo é ganhar o próximo jogo e tentar ganhar contra a Arménia em casa, para apurar. Depois, não é olhar para o último Mundial do jogador, mas para os cinco que já disputou e isso poderia ser um ponto de experiência para preparar a equipa. Disse logo na convocatória, ficamos proibidos de falar do Mundial e só falar de Irlanda e do que podemos fazer para ter um bom desempenho."

Miguel Gouveia Pereira