Modalidades

Atletas portugueses entram na reta final do apuramento para Jogos Olímpicos de Inverno

Esquiadora Jéssica Rodrigues FDIP

Os atletas portugueses de patinagem de velocidade no gelo e de bobsleigh disputam nas próximas semanas as derradeiras provas de acesso aos Jogos Olímpicos de Inverno, que se realizarão em Milão-Cortina, em fevereiro de 2026

Jéssica Rodrigues, Afonso Silva e Miguel Bravo vão estar em ação na Taça do Mundo de patinagem de velocidade, cuja etapa inaugural decorre em Salt Lake City, nos Estados Unidos, entre sexta-feira e domingo, seguindo-se passagens por Calgary, no Canadá, de 21 e 23 de novembro, por Heerenveen, nos Países Baixos, em 5 e 7 de dezembro, e por Hamar, na Noruega, nos dias 12 e 14.

No bobsleigh, a equipa 2, composta por Raphaël Ribeiro e Abdel Larrinaga, alinhará em Cortina d"Ampezzo, em Itália, entre 22 e 23 de novembro, em Innsbruck, na Áustria, nos dias 29 a 30, em Sigulda, na Letónia, de 20 a 21 de dezembro, e em Winterberg, na Alemanha, em 3 e 4 de janeiro, enquanto a equipa 4 vai a Innsbruck entre 12 e 17 de janeiro.

A delegação portuguesa já tinha garantido três quotas nos Jogos Olímpicos de inverno, uma no esqui de fundo masculino e duas no esqui alpino - repartidas por cada género -, mas falta definir quem as irá ocupar, num processo de seleção que vai ser influenciado pelo lugar que os atletas atinjam no ranking da Federação Internacional de Esqui (FIS).

José Cabeça, que assegurou a única vaga no esqui de fundo, tem provas de sprint e de 10 quilómetros marcadas de 21 a 23 de novembro, em Gallivare, na Suécia, onde, entre 28 e 30, em Boden, vai participar em sprint, 10 quilómetros e 15 quilómetros mass start.

Melhor português de sempre na disciplina em Jogos Olímpicos, face ao 88.º lugar em 15 quilómetros estilo clássico em Pequim'2022, José Cabeça viajará depois para Trondheim, na Noruega, onde disputará a Taça do Mundo, entre 5 e 7 de dezembro, seguindo-se duas competições em Toblach e Val di Fiemme, ambos em Itália, na viragem do ano civil.

As duas quotas no esqui alpino são perseguidas por Vanina Guerillot Oliveira, detentora da melhor prestação olímpica lusa em slalom gigante, ao ser 43.ª em Pequim'2022 - não terminou o evento de slalom -, Ariana Haben Ribeiro, Emeric Guerrilot e Manuel Ramos.

Vanina Oliveira ficará em França e passa por Bonneval-sur-Arc em 29 e 30 de novembro, seguindo-se La Plagne, em dezembro, e Les Ménuires e Le Grand-Bornand, em janeiro.

Manuel Ramos vai para Wanlong, na China, entre 6 e 14 de dezembro, antes de viajar para Espanha, onde atua em Baqueira-Beret, nos dias 20 e 21, e em Espot, em 22 e 23.

Emeric Guerillot e Ariana Haben Ribeiro vão estar num campo de treino da FIS, de 23 de novembro a 13 de dezembro, na Áustria, país onde o primeiro começará por alinhar em Mayrhofen/Hippach, entre 16 e 19 do próximo mês, e em Kaltenbach, nos dias 20 e 21.

Tal como Emeric Guerillot, que atua em Soldeu de 27 a 30 de dezembro, Ariana Ribeiro vai competir em Andorra nos dias 29 e 30 desse mês, já depois de evoluir em Sestriere, na Itália, de 17 a 21, com os dois atletas a prosseguirem em atividade no início de 2026.

Os Jogos Olímpicos de Inverno realizam-se entre 6 e 22 de fevereiro do próximo ano, entre as cidades de Milão e Cortina d"Ampezzo, ambas em Itália, que recebe o evento multidesportivo quadrienal pela terceira vez, na sequência de Cortina'1956 e Turim«2006.

Lusa