Apesar da grave lesão que o afasta dos relvados desde outubro, médio assinou a título definitivo pelo emblema da MLS, que vai pagar 650 mil euros aos dragões. Contrato até 2028
André Franco vai continuar a jogar nos Estados Unidos. Cedido pelo FC Porto ao Chicago Fire até final de dezembro, o médio viu o seu novo clube acionar a opção de compra prevista no contrato de cedência. Nesse sentido, a SAD portista vai encaixar 650 mil euros (260 mil euros pagos em janeiro de 2026 e o montante remanescente pago em janeiro de 2027 e em janeiro de 2028), verba que pode ascender a algo como 865 mil euros consoante a concretização de determinados objetivos (aproximadamente 43 mil por cada 15 jogos como titular no campeonato, até ao limite de 130 mil euros; aproximadamente 43 mil caso o Chicago Fire se qualifique para os play-offs em duas épocas consecutivas; aproximadamente 43 mil em caso de vitória na MLS Cup), por metade do passe do jogador de 27 anos.
O Chicago Fire tinha até ao final deste mês para ativar a opção de compra, tendo contactado o FC Porto nesse sentido e conseguido reduzir ligeiramente a verba que, de acordo com o "Portal da Transparência", era de 1,1 milhões de euros (mais 1 M€ em variáveis). O negócio foi oficializado ao início da noite desta sexta-feira.
André Franco assinou até 2028, ou seja, por mais dois anos, com o Chicago Fire, que já terminou a temporada após a eliminação na primeira ronda do play-off, diante do Philadelphia Union. "Estou muito feliz por continuar a minha viagem aqui em Chicago. Este clube já me parece uma casa e mal posso esperar para voltar ao campo e dar tudo de mim pela equipa. Obrigado pela confiança, pelo apoio e por todas as mensagens, que significam muito", referiu nas redes sociais.
Recorde-se que Franco foi submetido a uma cirurgia ao joelho direito, a 22 de outubro, para debelar uma rotura do ligamento cruzado anterior sofrida numa partida frente ao Inter Miami de Messi. Por causa disso, vai estar de baixa vários meses. Antes do infortúnio, o médio português disputou seis jogos, somando quatro assistências e exibições que convenceram os adeptos e os dirigentes do clube.
Contratado ao Estoril no verão de 2022, André Franco fez 71 jogos pelo FC Porto (cinco golos e quatro assistências), mas nunca alcançou o estatuto de titular. Em meados de agosto, sem espaço no plantel de Francesco Farioli, foi cedido ao Chicago Fire.