Internacional

Guardiola defronta Liverpool no jogo 1000: "Tem sido o meu maior rival..."

Pep Guardiola (créditos: Instagram)

Treinador do Manchester City vai cumprir o jogo 1000 da carreira diante do seu "maior rival" na Premier League

Pep Guardiola vai cumprir no domingo (16h30), diante do Liverpool, na 11.ª jornada da Premier League, o jogo 1000 da sua carreira enquanto treinador, recebendo no Etihad, nas palavras do próprio, o seu "maior rival" desde que se mudou para Inglaterra, em 2016, após passagens pelo Barcelona e Bayern.

Em antevisão a esse duelo, o técnico espanhol dos "citizens" admitiu que, se pudesse escolher o seu adversário para atingir essa marca especial, seriam precisamente os "reds", devido às várias épocas em que ambas as equipas travaram lutas intensas pelo título da Premier League - Guardiola venceu seis até ao momento.

"Se eu pudesse escolher um adversário para isto, partilharia-o com muitos, mas este será o melhor. Estou há muito tempo neste país, com o impacto que isso teve na minha vida. O Barcelona é o meu clube e o Bayern também foi incrível, mas o Liverpool tem sido o meu maior rival neste país e especialmente Jurgen Klopp [ex-treinador dos "reds], não podia ter sido melhor . O destino e o universo decidiram que assim fosse", começou por reagir, alertando depois para a seriedade que este jogo com o campeão inglês vai exigir.

"Temos de estar no nosso melhor. Eu sei o quão rapidamente tudo acontece aqui. Há uma semana, o Liverpool vinha de seis derrotas, estava um desastre, mas agora voltou ao seu melhor. Todos os treinadores tiram um tempo para refletir e toda a gente tem os seus altos e baixos nesta competição. Eu tenho uma opinião muito elevada sobre o Liverpool neste momento. Na época passada também perdemos seis jogos em sete, foi igual", apontou, desvalorizando o recente momento negativo que o rival atravessou, antes de regressar aos triunfos diante do Aston Villa, na Premier League, e bater o Real Madrid (1-0), em Anfield, na Liga dos Campeões.

Já o City vem de três vitórias consecutivas em todas as provas, incluindo uma goleada na Champions diante do Borussia Dortmund (4-1), com Guardiola a vincar que a sua equipa "tem de provar novamente que está melhor".

"As últimas três vitórias ajudam imenso, mas sabemos o rival que vamos ter. Vi o jogo [do Liverpool] contra o Real Madrid e a qualidade que eles têm. São uma equipa de topo e espero que os adeptos venham para ajudar a celebrar o meu 'aniversário' e que, juntos, consigamos vencer um rival importante", concluiu.

O Manchester City segue na vice-liderança da Premier League, a seis pontos do líder Arsenal (25) e com um de vantagem sobre o Liverpool, terceiro, e ainda sobre o surpreendente Sunderland, quarto.

Alexandre Dionísio