Benfica

Benfica tem melhor ataque da Youth League

Gonçalo Moreira e Duarte Soares SL Benfica

Treinador Vítor Vinha supera ausências de peso e mantém equipa no trilho do apuramento

Com a chapa cinco aplicada esta quarta-feira ao Bayer Leverkusen, os sub-19 do Benfica colocaram-se em excelente posição (6º lugar) para garantir o apuramento para a fase seguinte da UEFA Youth League, estando no topo dos reis do golo na competição, com 19, número apenas igualado pelo líder Chelsea. Além do posicionamento do coletivo orientado por Vítor Vinha, vale também destacar que Gonçalo Moreira (7) e Francisco Silva (3), lideram as tabelas de melhor marcador e assistente, respetivamente, dando maior destaque a um momento da época em que há uma divisão de recursos entre seleções, competição da UEFA e equipa B.

Devido a esta gestão tripartida, por exemplo, Vítor Vinha não pode contar para esta jornada da Youth League com nove jogadores convocados para o Campeonato do Mundo Sub-17 (Anísio Cabral, Daniel Banjaqui, José Neto, Mauro Furtado, Miguel Figueiredo, Rafael Quintas, Ricardo Neto, Stevan Manuel e Tomás Soares), numa altura em que a equipa enfrenta uma agenda competitiva intensa entre a Liga Revelação, a Youth League e a integração de jovens talentos na equipa B. A preparação de Portugal para o Mundial Sub-17 arrancou a 27 de outubro e poderá prolongar-se até 28 de novembro. Um mês em que o Benfica pode ficar privado de vários dos seus principais jovens.

Este é, assim, um grande desafio para a estrutura da formação, e o técnico Vítor Vinha em particular, ele que orienta os jogos da Youth League e da Liga Revelação (Sub-23), em estreita colaboração com Nélson Veríssimo, treinador da equipa B, também ela a necessitar de "reforços" para tentar contrariar o mau arranque de temporada e deixar os lugares do fundo da classificação na II Liga. E a gestão é vista internamente como importante para esta janela competitiva que inclui esta quarta-feira o Bayer Leverkusen e se estenderá até à visita, na próxima ronda, ao Ajax.

Vítor Rodrigues