Benfica

Rui Costa: "Não perder o meu eleitorado e ganhar, continuando a ser eu próprio"

Rui Costa Pedro Granadeiro

Declarações de Rui Costa na chegada à Luz para o debate com João Noronha Lopes

Pouco depois da chegada de João Noronha Lopes à Luz, foi a vez de Rui Costa chegar ao local onde vai decorrer o debate entre os dois candidatos que vão a votos na segunda volta das eleições do Benfica.

O atual presidente começou por responder sobre a preparação para o debate: "Normal, o mesmo de sempre, nada para preparar a mais, é explicar o meu projeto e o que represento para os benfiquistas, como acredito que João Noronha Lopes fará o mesmo. Não falei [com Luís Filipe Vieira], falei com Cristóvão Carvalho, que me deu os parabéns. Aqui não há vantagens, há uma segunda volta, partimos ambos do zero, não tenho de jogar à defesa ou ao ataque, é jogar o que sempre joguei, mostrar o meu projeto", comentou.

"Já disse no domingo, a seguir à noite estrondosa com os recordes, e estamos mais do que orgulhosos e vaidosos... já disse que não espero o apoio de ninguém, ninguém é dono dos sócios. Não perder o meu eleitorado e ganhar. Continuando a ser eu próprio, nunca alterei a minha forma de estar. João Diogo Manteigas vai votar em José Noronha Lopes? É a posição de João Diogo Manteigas, tem liberdade para fazer isso. Não perder o meu eleitorado e ganhar o que me falta para ganhar as eleições. Cada sócio fará o que acha melhor para o Benfica. Não há estratégias, é ser igual a mim próprio", prosseguiu.

"Faço apelo ao voto. Acredito que o recorde estrondoso será novamente batido. Apoios? Acho que isso não é o essencial, não acredito que os sócios não pensem pela sua cabeça. Há que convencer os sócios que não têm o candidato predileto na segunda volta e chegar a eles. Se não estivesse na segunda volta não tinha o poder de meter na cabeça das pessoas em quem votar", acrescentou, para depois abordar o futuro de José Mourinho: "O peso de José Mourinho tem de ser para o Benfica e não para Rui Costa. É treinador do Benfica. Se eu não for presidente para a semana, José Mourinho não vem para o meu jardim treinar. Não tem a ver com trunfo eleitoral. Mau era se o Benfica ficasse sem treinador, e ficasse com treinador interino abdicando da época. José Mourinho é treinador do Benfica e ainda bem para nós."

Por último, falou sobre o estilo de campanha eleitoral que criticou anteriormente nos adversários: "Não há trunfos, desde o primeiro dia de campanha que o disse, trunfos à moda dos anos 80 e 90 não funcionam. Há a naturalidade de um candidato que foi presidente estes quatro anos e deseja continuar a ser. Mensagens e emails no dia das eleições? Esperemos que não volte a acontecer. O Benfica fez a queixa que tinha a fazer porque faz parte do regulamento. Recebeu queixas e participou."

Marco Gonçalves