"É impossível ficar indiferente a este automóvel. Começa por cativar pelas linhas e depois apaixona pelo comportamento, que consegue ser divertido, apesar de a potência não ser explosiva. É, sem dúvida, um dos elétricos mais interessantes do mercado"
A Renault decidiu reeditar um dos seus modelos mais bem sucedidos, o 5, que regressa com a missão de ligar o passado da marca a um futuro que se quer descarbonizado.
Na rua, as linhas simples e o amarelo da versão que ensaiámos (a Iconic Cinq) atraem todos os olhares. No interior, o ambiente é simples, com dois ecrãs, alguns comandos diretos e um espaço dianteiro bem aproveitado. No entanto, não é fácil acomodar dois adultos atrás e a visibilidade não é das melhores.
Sinal menos para as três alavancas no lado direito do volante e para o travão de mão, que tem de ser acionado num botão e está em posição não muito acessível. Dinamicamente, destaque-se a aceleração imediata, característica dos elétricos, com os 150 cavalos a fazerem o R5 reagir com rapidez.
Em estrada, mantém o ritmo com facilidade e a limitação a 150 km/h parece suficiente para o uso que se espera de um citadino. A direção é leve e precisa, convidando a explorar as curvas e o carro sente-se estável, mesmo em piso irregular, transmitindo uma sensação de rigidez de um conjunto bem construído.
Em cidade, a dimensão reduzida e o raio de viragem curto tornam-no ágil, quase intuitivo. Conseguimos um consumo de 13,5 kWh.
Versões
O R5 está disponível com baterias de 40 e 52 kWh (com 120 e 150 cavalos, respetivamente), proporcionando 312 e 410 quilómetros de autonomia. Os preços arrancam nos 24 900 euros, com a bateria mais fraca, e nos 33 mil euros tendo a bateria maior capacidade.
Carregamento
O tempo de carregamento entre os 15% e os 80% oscila entre as 17.13 horas e os 30 minutos (em casa e num posto público, respetivamente, para a bateria de 52 kWh) e as 11.12 horas e os 30 minutos, para a de 40 kWh.
Equipamento
Destaque para o sistema multimédia conectado openR link com Google integrado, com mais de 50 aplicações e uma gama de serviços conectados avançados. Reno, o avatar oficial da Renault, permite manter uma conversação fluída.