Martim Neto marcou pelo Elche
Os primodivisionários Villarreal, Rayo Vallecano, Osasuna e Elche, este último com a ajuda de um golo do português Martim Neto, apuraram-se hoje para a segunda eliminatória da Taça de Espanha de futebol.
O "submarino amarelo" reinou no campo do Ciudad de Lucena (6-0), do terceiro escalão, com um "hat-trick" do canadiano Tanitoluwa Oluwaseyi (15, 17 e 71 minutos) e golos do marroquino Ilias Akhomach (60), do georgiano Mikautadze (81) e de Santi Comesana (84).
O internacional português Renato Veiga, que tem sido habitual titular no atual terceiro posicionado da Liga espanhola, foi suplente não utilizado.
O modesto CD Yuncos ainda causou surpresa na receção ao Rayo Vallecano, quando Aaron Garcia (minuto 26) abriu o marcador a favor do emblema anfitrião, que até ao tempo de descanso não impediu o "hat-trick" de Fran Perez num espaço de quatro minutos (36, 38 e 40).
Após o regresso dos balneários, Gerard Gumbau (56), Oscar Trejo (79) e Sergio Camello (82) colocaram o resultado com números de goleada (6-1).
Mais cedo, o luso Martim Neto, hoje titular juntamente com o compatriota André Silva, no reduto do UD Los Garres (4-0), fez o segundo golo do Elche, no período de descontos, aos 45+1, já depois do marroquino Adam Boayar (18) ter inaugurado o marcador e antes de Rodrigo Mendoza (45+4) assinar o 3-0.
Na reta final do desafio, o conjunto da terceira divisão ficou reduzido a 10 elementos, por expulsão de Elias Fugas (74), e Federico Redondo Solari aproveitou para selar a passagem à próxima fase.
O Osasuna impôs-se igualmente com uma goleada diante do modesto CD Sant Jordi (5-0), da divisão de honra da ilha de Maiorca, com Raul Garcia a ser o jogador em evidência, face a três remates certeiros (34, 43 e 62 minutos).
Nos instantes finais, o croata Ante Budimir (83) e Kike Barja (86) assinaram os restantes golos do emblema de Pamplona.