Lyon e Marselha 'escorregam' e Mónaco aproveita para ser 'vice' da Liga francesa
Corpo do artigo
O Lyon, de Paulo Fonseca, perdeu hoje a hipótese de igualar o Paris Saint-Germain na liderança da Liga francesa de futebol, ao empatar 3-3 na visita ao Paris FC (com o ex-FC Porto Otávio no onze), depois de liderar por 3-0, na 10.ª jornada.
Em caso de vitória, a equipa do treinador português - tal como o Marselha - somaria os mesmos 21 pontos do Paris Saint-Germain, que também hoje empatou 1-1 na visita ao Lorient, mas não segurou uma vantagem de três golos e termina a ronda na quinta posição.
No início da segunda parte, o triunfo do Lyon parecia certo, sobretudo depois do "bis" de Pavel Sulc (51 e 58 minutos), que consolidou a vantagem construída por Corentin Tolisso logo aos cinco, mas a expulsão de Abner Vinicius precipitou a "desgraça" dos visitantes.
O defesa brasileiro viu o vermelho direto aos 61 e, apenas quatro minutos depois, Adama Camara fez o primeiro golo da equipa da casa, após assistência de Thibault De Smet, que foi expulso, por acumulação de amarelos, logo depois.
Mesmo reduzido a 10, o Paris FC conseguiu chegar ao empate, com golos de Ilan Kebbal (77 minutos) e Vincent Marchetti (84).
Com o empate de hoje, o conjunto orientado por Paulo Fonseca - o técnico português continua a cumprir castigo e não esteve no banco de suplentes -, e que teve os lusos Mathys de Carvalho e Afonso Moreira no "onze", não foi além do quinto lugar, com 19 pontos, os mesmos de Marselha e Estrasburgo.
Também os marselheses, que são terceiros, desperdiçaram a oportunidade de igualar o Paris Saint-Germain no topo da Liga francesa, ao permitirem que o Angers empatasse já nos descontos.
O Marselha esteve virtualmente no primeiro lugar, mas Ousmane Camara, aos 90+6, fez o golo que deu o 2-2 aos visitantes.
Um "bis" do jovem Robinio Vaz (52 e 70 minutos) "anulou" a vantagem que Sidiki Cherif tinha dado ao Angers, que ainda assim saiu de Marselha com um ponto e o 13.º posto da Ligue 1, com 10 pontos, menos um do que o Paris FC, que está uma posição mais à frente.
Quem aproveitou os empates de PSG, Lyon e Marselha foi o Mónaco, que derrotou o Nantes, do guarda-redes internacional português Antony Lopes, por 5-3, e é vice-líder do campeonato, com 20 pontos.
Num jogo frenético, os monegascos viram Aleksandr Golovin ser decisivo, ao "bisar" (75 e 90+4), já depois dos golos de Coulibaly, logo aos seis minutos, Balogun (41) e Akliouche (55).
Bahereba Guirassy (19 e 45+6) e Mostafa Mohamed (80) marcaram os golos da equipa da casa.
Com Rafael Luís no "onze", o Estrasburgo venceu por 3-0 na receção ao Auxerre, penúltimo classificado, e subiu ao quarto lugar da Liga francesa após a 10.ª jornada, em que o Toulouse e o Rennes empataram 2-2.

