Central esteve presente em iniciativa.
Jakub Brabec considera que o Rio Ave atravessa "o melhor momento da época" depois de alcançar a segunda vitória seguida no campeonato frente ao E. Amadora, ainda que, antes desse jogo, a equipa tivesse sido eliminada da Taça de Portugal pelo Sintrense, do Campeonato de Portugal. "O arranque de época foi frustrante. Com muito treino e muita preparação, mas faltavam as vitórias. Estou feliz por termos conseguido sair desse cenário e começar a ganhar alguns jogos, finalmente", disse o central à margem de uma visita do clube a uma escola de Malta, freguesia de Vila do Conde, onde estiveram ainda o lateral-direito Erick Moreira e o treinador Sotiris Silaidopoulos, que fez questão de acompanhar os jogadores para perceber a dinâmica destas iniciativas.
Internacional checo em 41 ocasiões, o central de 33 anos, que veio do Aris, da Grécia, clube que representou nas últimas quatro temporadas, acredita que o ingresso no Rio Ave "é um impulso para a carreira" e, nessa perspetiva, assegura, "todos os dias são uma motivação para mim". "Há muitos jogadores jovens no Rio Ave, algo que me dá energia e motivação. A mentalidade do clube, no dia a dia, também me cativou e dá um extra à minha carreira", disse Brabec que encontrou "muita velocidade e qualidade" no campeonato português. "O último jogo, contra o E. Amadora, foi difícil como são todos. Temos de provar em cada um onde queremos estar e o que queremos atingir. Mas, comparado com outras ligas, nota-se que há mais jovens talentosos que se querem mostrar. É uma motivação para todos", completou o defesa que considera Portugal "um país muito bonito", assim como a cidade de Vila do Conde. "É muito bonita, está perto do mar, perto do rio, tem muitos restaurantes, é uma cidade calma para se viver", disse.
Sobre os objetivos coletivos, Brabec salientou a importância de "provar o valor em todos os momentos". "Se acreditamos que somos melhores do que o Estrela ou o Estoril, temos de mostrá-lo dentro de campo. Neste momento, estamos no lugar (9º.) certo. Nos primeiros jogos foi difícil, mas é tudo um processo e estamos a conseguir subir na tabela. No final da época, poderemos dizer se alcançámos o que queríamos", concluiu o defesa.