Basquetebol

Taça Hugo dos Santos: Sporting bate FC Porto no Dragão por 20 pontos

Pedro Granadeiro/Global Imagens

Leões dispararam na segunda parte, perante o plantel limitado dos azuis e brancos.

Crónica e ficha de jogo

O Sporting venceu o FC Porto por 108-88, num jogo da primeira jornada da Taça Hugo dos Santos de basquetebol masculino disputado no Dragão Arena, no Porto. Os leões repetiram assim o triunfo obtido há uma semana face aos dragões (82-76) para a terceira jornada da fase regular da Liga portuguesa de basquetebol, também no Dragão Arena.

Depois de uma primeira parte equilibrada, embora já com vantagem para o Sporting (50-46), o encontro foi totalmente dominado pela equipa visitante na segunda metade e com maior ênfase no terceiro período.

O FC Porto vive uma fase crítica porque tem seis jogadores lesionados, sendo que a última baixa foi a do seu capitão, o internacional Migue Queiroz, que deverá desfalcar a equipa durante seis meses.

Os primeiros instantes mostraram um FC Porto enérgico sob a batuta do base Jalen Riley e um Sporting a responder bem, a não perder de vista o rival no marcador e com o poste Brandon Johns mostrar serviço nas tabelas.

O primeiro período terminou com o FC Porto na frente (27-25) e o Sporting respondeu no segundo e conseguiu então uma vantagem de cinco pontos (37-42) que não mais perderia até ao descanso apesar da resistência oferecida por Jalen Riley.

Com mais soluções no banco e maior poder junto às tabelas, os leões aceleraram após o intervalo e apontaram 32 pontos no terceiro período, ao passo que o FC Porto ficou para trás, até porque Jalen Riley perdeu o brilho anterior.

Os portistas perderam depois o poste Javia Davis e o extremo Vladyslav Voytso por faltas e as dificuldades acentuaram-se para a equipa orientada por Fernando Sá, que foi acumulando erros e dando sinais crescentes de défice físico para acompanhar a intensidade do Sporting na defesa e no ataque

Acresce que, mais adiante, o FC Porto perdeu também Jalen Riley, que sofreu um corte no rosto na sequência de uma disputa de bola e teve de ser substituído.

O quarto período serviu apenas para confirmar que o Sporting é nesta altura mais forte do que o seu rival, motivo pelo qual voltou hoje a vencer com algum à vontade no Dragão Arena, que tinha menos de metade dos lugares ocupados.

Jogo no Dragão Arena, no Porto.

FC Porto - Sporting, 88-108.

Ao intervalo: 46-50.

Sob a arbitragem de Paulo Marques, Diogo Martins e Jorge Cabral, as equipas alinharam:

- FC Porto: Jalen Riley (25), Wesley Washpun (13), Jhonathan Dunn (16), Vladyslav Voytoso (6) e Javian Davis (4). Jogaram ainda João Guerreiro (9), Miguel Maria (15), Iago Carrera, Vladyslav Voytso (), Santiago Silva, Iago Carreira e Francisco Faria.

Treinador: Fernando Sá.

- Sporting: Stephan Swenson (12), Malik Morgan (28), Brandon Johns (25), Maleeck Harden-Hayes (8) e Claude Robinson (4). Jogaram ainda João Fernandes, Diogo Ventura (6), Malik Bowman (4), Francisco Amarante (13), Rui Palhares (8), Miguel Correia e Uwais Razaque.

Treinador: Luís Magalhães.

Marcha do marcador: 27-25 (primeiro período), 46-50 (intervalo), 68-82 (terceiro período) e 88-108 (resultado final).

Assistência: 672 espectadores.

Final

Termina o clássico no Dragão. Tal como no encontro da Liga, o Sporting venceu o FC Porto, por 88-108, na ronda inaugural na Taça Hugo dos Santos.

Minuto 38

Sporting chega à centena (86-100).

Minuto 37

Jalen Riley saiu a sangrar cara, após falta ofensiva de Maleeck Harden-Hayes, revista pelo IRS (inicialmente a falta foi assinalada ao jogador do FC Porto).

Minuto 35

FC Porto reduz para as unidades (81-90).

Minuto 34

Desconto de tempo para o FC Porto (76-90).

Minuto 33

FC Porto está muito condicionado por faltas e Sporting continua a galgar no marcador (73-90).

Início do último quarto

Jogam-se os derradeitos dez minutos no Dragão.

Final do terceiro quarto

Cumprido mais um período do clássico, este quase de sentido único para o Sporting, que vence por 68-82.

Minuto 27

Mais dificuldades para o FC Porto: Javian Davis excluído por faltas (62-72).

Minuto 26

Sporting atinge a dezena de vantagem (59-69).

Minuto 25

Brandon Johns já vai em 18 pontos (59-67).

Minuto 23

Novo ascendente do Sporting e desconto de tempo para o FC Porto (54-61).

Início do terceiro quarto

Clássico arranca para a segunda parte.

Intervalo

Chega ao fim a primeira parte no Dragão. O Sporting passou para a frente neste quarto, atingindo a máxima vantagem de oito pontos nos 40-48. O FC Porto respondeu nos últimos minutos, aproveitando os erros de Malik Bowman, e clássico está completamente em aberto (46-50).

Minuto 19

Desconto de tempo para o FC Porto (42-48).

Minuto 17

Brandon Johns vai em seis pontos seguidos pelos leões e Fernando Sá pára o desafio (37-42).

Minuto 15

Sporting com máxima vantagem (33-38).

Minuto 14

Tudo empatado no marcador (33-33).

Minuto 13

FC Porto e Sporting trocam triplos (30-31).

Início do segundo quarto

Clássico recomeça no Dragão.

Final do primeiro quarto

Estão jogados os primeiros dez minutos. O FC Porto sai na frente, por 27-25, com 13 pontos de Jalen Riley, afastando o fantasma das más entradas. O clássico está a ser de elevada produção.

Minuto 7

Sucedem-se as alternâncias no marcador (19-20).

Minuto 5

Riley já leva três triplos (16-14).

Minuto 4

Igualdade no marcador (8-8).

Início do clássico

Já se joga no Dragão.

Ausências

FC Porto está sem Miguel Queiroz, Tanner Omlid, Axel Toupane, Gonçalo Delgado, Marko Filipovity e Allen Flaming.

Cincos iniciais no Dragão

O FC Porto vai começar com Jalen Riley, Wes Washpun, Jhonathan Dunn, Vlad Voytso e Javian Davis. Sporting aposta em Stephan Swenson, Malik Morgan, Maleeck Harden-Hayes, Robby Robinson e Brandon Johns.

Trio de arbitragem

Paulo Marques (Porto), Diogo Martins (Braga) e Jorge Cabral (Porto) são os juízes da partida.

"Encaixei muito bem"

Por seu turno, o amigo e companheiro de Seleção Nacional, Francisco Amarante, tem a visão contrária. "Entrámos muito bem, sabíamos o que tínhamos de fazer para estar bem e competir", disse o base-extremo, citado pelo clube leonino e de volta a uma casa que bem conhece, mas a progredir na adaptação a Alvalade. "Sinto que encaixei muito bem. Conhecemo-nos cada vez melhor e isso nota-se", finalizou.

"Mau período"

"Estamos a atravessar um mau período", reconheceu aos meios portistas Vlad Voytso, alertando para a necessidade de "trazer mais intensidade ao jogo" e notando um padrão nos desempenhos da equipa. "Temos perdido os dois primeiros períodos quase sempre, mas na segunda parte voltamos aos jogos", descreve, lembrando que, para a Liga, o FC Porto saiu para o intervalo a perder 24-42, seguindo-se uma reação tardia.

Segundo clássico seguido

No terceiro ano seguido com formato de primeira fase seguida de final a seis, a prova tem o duelo entre FC Porto (oito troféus, último em 2021) e Sporting (dois, último em 2023) como prato forte na ronda inaugural (18h30, Porto Canal), tratando-se do segundo clássico consecutivo entre ambos. No último fim de semana, para o campeonato, os leões levaram a melhor no Dragão, o que já não acontecia desde maio de 2023. O triunfo verde e branco, por 76-82, contribuiu para a temporada intermitente dos dragões, que, a contas com várias baixas, ainda não conseguiram dois triunfos consecutivos em jogos oficiais de 2025/26, enquanto o conjunto de Luís Magalhães reagiu bem ao desaire no dérbi contra o Benfica.

Pausa no campeonato

Jogadas as primeiras três jornadas, a Liga Betclic cumpre este fim de semana a primeira paragem - só haverá a partida em atraso entre Galitos Barreiro e Braga (domingo) -, dando lugar à Taça Hugo dos Santos.

Redação O JOGO