Internacional

CAF confia em Marrocos para acolher CAN apesar das manifestações

Patrice Motsepe CAF

Confederação confia em Marrocos para receber CAN'2025 apesar das manifestações diárias no coanfitrião do Mundial'2030 com Portugal e Espanha

O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF) assumiu-se esta segunda-feira "absolutamente confiante" na realização da Taça das Nações Africanas de 2025 em Marrocos, apesar das manifestações diárias há uma semana no coanfitrião do Mundial'2030 com Portugal e Espanha.

"Nós [a CAF] estamos perfeitamente convencidos que a CAN'2025 vai ser disputada como previsto. Marrocos é o plano A, plano B e plano C", vincou Patrice Motsepe, à margem da reunião anual de dirigentes do futebol africano, em Kinshasa, na presença do presidente da FIFA, Gianni Infantino.

A 35.ª edição da competição está prevista para ser disputada por 24 seleções, entre 21 de dezembro e 18 de janeiro de 2026, em nove estádios de seis cidades de Marrocos, país que há mais de uma semana é palco de manifestações diárias contra o governo local.

Jovens marroquinos manifestaram-se nas ruas no domingo, pela nona noite consecutiva, apelando ao fim da corrupção e a uma mudança de governo.

"A CAF vai cooperar e trabalhar com o governo e todos os cidadãos marroquinos para organizar a CAN'2025 mais bem-sucedida da história", vincou o dirigente sul-africano.

Marrocos já acolheu a competição em 1988, tendo desistido de organizar a edição de 2015 devido a uma epidemia de Ébola.

O país do norte de África é, juntamente com Portugal e Espanha, um dos organizadores do Mundial'2030.

A organização do Mundial'2030 em Portugal, Espanha e Marrocos foi ratificada em 11 de dezembro de 2024 no Congresso da FIFA, numa competição que também passará pela América do Sul, nomeadamente por Argentina, Paraguai e Uruguai, que irão acolher três partidas da fase final, como forma de celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.

Portugal, que recebeu o Euro'2004, vai organizar pela primeira vez o Campeonato do Mundo, tal como Marrocos, que este ano será anfitrião, pela segunda vez, da CAN, depois da edição de 1988, enquanto Espanha já albergou o Euro'1964 e o Mundial'1982.

Os três estádios portugueses que vão acolher jogos do Mundial'2030 serão o Estádio da Luz, o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto.

Lusa