Internacional

Real Madrid defronta Juventus nos "oitavos", Al Hilal frente a Manchester City

Créditos: AFP

Real e Al Hilal fecham apurados para os oitavos, City imparável

Real Madrid e Al Hilal fecharam o lote de equipas apuradas para os oitavos de final do Mundial de clubes, nos Estados Unidos, num dia em que Manchester City voltou a estar imparável.

Com um triunfo sobre o Salzburgo, por 3-0, o Real, recordista da prova, garantiu o primeiro lugar do Grupo H, com sete pontos, mais dois que o Al Hilal, que passou a segunda depois de bater o Pachuca, por 2-0. Os austríacos ainda foram para a terceira e última jornada com esperança de apuramento, enquanto os mexicanos já estavam eliminados.

Isto significa que o emblema de Madrid vai encontrar nos oitavos a Juventus, segunda posicionada do Grupo G, num embate entre dois históricos do futebol europeu e que já está agendado para 1 de julho.

Já o Al Hilal vai medir forças com o Manchester City, atual detentor do troféu, que acabou a fase de grupos só com vitórias e um registo de 13 golos marcados, depois de ter goleado precisamente a Juventus, por 5-2.

Em Filadélfia, com mais de 60 mil pessoas nas bancadas a encherem por completo do Lincoln Financial Field, o Real chegou à vitória e apuramento num jogo de inspiração de Vinicius Júnior, algo desaparecido nas primeiras duas rondas.

O avançado brasileiro estreou-se a marcar na prova, aos 40 minutos, e assistiu com um toque de calcanhar o uruguaio Valverde, aos 45+3, num lance que teve inicio num erro da defensiva do Salzburgo.

Já completamente lançados no ataque, ainda na esperança de fugir à eliminação, os austríacos voltariam a meter água já perto do final da partida, desta vez com o jovem Gonzalo Garcia a aproveitar, aos 84 minutos.

O Al Hilal vai acompanhar o Real até aos oitavos, depois de vencer o Pachuca em Nashville, no estado do Tennessee, numa partida em que o lateral João Cancelo e Rúben Neves foram titulares nos sauditas, com o médio internacional português a lançar o brasileiro Marcos Leonardo, ex-Benfica, para o 2-0, aos 90+5 minutos.

Antes disso, o Pachuca esteve em cima da formação saudita praticamente durante toda a segunda parte, já depois de Salem Al Dawsari ter aberto a contagem, aos 22 minutos, com um belo chapéu ao guarda-redes dos mexicanos.

Horas antes, em Orlando, na Florida, Bernardo Silva foi capitão do Manchester City, Rúben Dias foi também titular e Matheus Nunes foi igualmente aposta de início do treinador Pep Guardiola, com o médio português a estar na assistência no terceiro golo do City, marcado pelo norueguês Haaland.

O belga Doku abriu o marcador logo aos nove minutos para o lado dos citizens, mas, pouco depois, aos 11 minutos, o holandês Koopmeiners aproveitou um mau passe do guarda-redes brasileiro (ex-Benfica) para repor a igualdade.

Mesmo assim, o Manchester City foi dono e senhor da partida e, aos 26 minutos já estava de novo na frente, desta vez com um autogolo de Kalulu, num lance em que o central francês, mesmo sem qualquer adversário por perto, acabou por acertar nas redes erradas.

Lançado no início da segunda parte, Haaland, aos 52 minutos, só teve de encostar para a baliza após passe de Matheus Nunes, com Foden, aos 69, e o brasileiro Savinho, aos 75 com um potente remate de fora da área, a chegarem à mão cheia.

Do lado da Juventus, que nos primeiros 57 minutos do encontro contou com Alberto Costa e que teve Francisco Conceição como suplente não utilizado, o sérvio Vlahovic, aos 84 minutos, ainda reduziu a diferença.

Em Washington, já sem hipóteses de apuramento no Grupo G, Wydad e Al Ain lutaram apenas pelo prestigio e pelos dois milhões de dólares (cerca de 1,7 milhões de euros) do prémio de vitória num jogo da fase de grupos, com o emblema da equipa dos Emirados Árabes Unidos a superiorizar-se por 2-1 e com direito a reviravolta.

Logo aos quatro minutos, o sul-africano Mailula bateu o guarda-redes português Rui Patrício, titular no Al Ain, e deu vantagem aos marroquinos, mas o togolês Laba, aos 45+1 de grande penalidade, e o paraguaio Kaku, aos 50, operaram a reviravolta.

Hoje, o Mundial de clubes, pela primeira vez disputado com 32 equipas, tem um dia de descanso, com os oitavos de final a arrancarem no sábado, com o Palmeiras-Botafogo, num duelo totalmente canarinho, e com o Benfica-Chelsea, numa altura em que os ‘encarnados’ são a única equipa portuguesa em prova.

O FC Porto também viajou para os Estados Unidos, mas acabou eliminado na fase de grupos.

TODOS OS JOGOS DO FIFA MUNDIAL DE CLUBES SÃO GRÁTIS NA APP DA DAZN. SAIBA MAIS.

Lusa