Benfica

António Silva: "Gosto de sentir a responsabilidade de ser capitão"

António Silva (à esquerda), central do Benfica EPA

"Muito feliz" por chegar aos 50 jogos pela equipa principal do Benfica, em Vizela, fala da sensação de usar a braçadeira de líder e aponta à Champions: "Queremos entrar com o pé direito"

A visita do Benfica a Vizela permitiu a António Silva, titular no encontro da quinta jornada, alcançar a marca dos 50 jogos de águia ao peito. O central diz-se "muito feliz" por atingir esse registo e fala de uma "sensação muito boa", lembrando que o seu objetivo "sempre foi fazer o primeiro jogo". "Cinquenta jogos de muita entrega, que é sempre aquilo que tento fazer durante todos os jogos, e espero vir a somar mais", garante ao Bplay, recordnado que estava "nervoso" antes da estreia, com o Boavista, numa partida em que viu um amarelo numa fase inicial. Ainda assim, frisa: "Foi uma estreia muito positiva."

Reconhecendo que o desafio em Vizela foi "muito especial" por ter sido o jogo 50, realça, porém, que o importante "foi a exibição da equipa, principalmente na primeira parte, e a vitória", sublinhando que o campeonato "é o grande objetivo" do clube.

A ganhar peso nas contas de Roger Schmidt, António Silva é já um dos capitães e fala de "um objetivo também concretizado". E garante que sente prazer em envergar a braçadeira de capitão. "Na formação cheguei a usar muitas vezes a braçadeira e acho que, enquanto líder, posso sempre dar um pouco à equipa, também pela minha juventude, também posso ajudar a equipa. Gosto de sentir essa responsabilidade e os meus colegas depositaram essa responsabilidade em mim e estou muito feliz por isso", declara.

Apesar do estatuto, promete não abrandar. "As coisas foram correndo bem e para já tenho jogado, mas tenho que continuar a trabalhar porque se não, tenho uma concorrência muito forte, quer na minha posição e também nas outras posições do campo, o Benfica está recheado de grandes jogadores e o mínimo que posso fazer é trabalhar ao máximo", garante.

Depois de vencer o Vizela, o Benfica aponta à estreia na edição 2023/24 da Champions, ante o RB Salzburgo. E António Silva quer dar sequência ao bom desempenho dos recentes anos. "O Benfica está habituado, nos últimos anos, a fazer grandes prestações na Liga dos Campeões e queremos entrar com o pé direito. Jogamos em casa, queremos claramente uma vitória e acho que esse é o objetivo."

Marco Gonçalves