Motores

Miguel Oliveira vai ter de passar pela primeira fase da qualificação do GP da Catalunha

Miguel Oliveira, piloto da RNF Aprilia AFP

Miguel Oliveira foi 14.º nos treinos em Barcelona e vai à Q1

O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 14.º classificado nos treinos cronometrados em Barcelona, para o Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, e vai ter de passar pela primeira fase da qualificação (Q1) no sábado.

O piloto da equipa RNF fez o seu melhor tempo em 1.39,779 minutos, terminando a sessão a 1,093 segundos do mais rápido, o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia), que bateu o recorde do circuito, fixando a nova melhor volta em 1.38,686 minutos.

O espanhol Maverick Viñales (Aprilia) foi o segundo, a 0,362 segundos de Espargaró, com o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), campeão em título e líder do campeonato, em terceiro, a 0,375 segundos.

Miguel Oliveira tinha sido o sétimo mais veloz na sessão de treinos livres da manhã, que já tinha tido em Aleix Espargaró o mais rápido.

Com as temperaturas a roçarem os 40 graus no circuito catalão, as motas europeias mostraram-se mais competitivas do que as japonesas, com as Ducati a terem, agora, a concorrência forte das Aprilia oficiais.

Os seis últimos classificados foram as seis motas japonesas. Fabio Quartararo e Franco Morbidelli, com as Yamaha, em 17.º e 18.º, respetivamente, seguidos das quatro Honda, com Marc Márquez como o melhor da marca da asa dourada, em 19.º. Joan Mir, na outra Honda oficial, foi 22.º e últimos, tendo, pelo meio, Takaaki Nakagami e Iker Lecuona, nas duas motas da LCR Honda.

No sábado disputa-se a qualificação e a corrida sprint.

O GP da Catalunha é a 11.º ronda da temporada.

Francesco Bagnaia lidera o Mundial, com 251 pontos, mais 62 do que o segundo, Jorge Martin (Ducati).

Redação com Lusa