V. Guimarães

Sistema preferido de Paulo Turra pode levar SAD do Vitória ao mercado  

Paulo Turra, treinador do V. Guimarães Vitória Sport Clube

Por preferir o 4x2x3x1, Paulo Turra precisará de mais extremos, por ter apenas dois de raiz

O primeiro compromisso oficial de Paulo Turra como treinador principal do Vitória de Guimarães, amanhã, na receção ao Vizela, acontecerá seis dias depois de ter começado a orientar a equipa. O sistema favorito do novo técnico dos vimaranenses é o 4x2x3x1, conforme acontecia quase sempre no Athletico Paranaense, onde fez uma grande época, somando 25 vitórias em 36 jogos, e no Santos, clube do qual saiu no dia 5 deste mês após uma vitória em sete encontros oficiais.

Com Moreno Teixeira, o Vitória jogava esta época em 3x5x2 - na anterior o preferido era o 3x4x3 - e, com a entrada de Paulo Turra, mesmo que exista a possibilidade de não alterar já radicalmente o esquema no jogo contra a equipa vizinha, torna-se evidente que necessita, por exemplo, de extremos para ter mais soluções do que aquelas que tem com o quadro de jogadores à disposição. Esta necessidade poderá levar a SAD ao mercado que fecha na sexta-feira, dia 1.

No plantel, Turra tem apenas dois extremos de raiz com rodagem: Jota Silva e Nelson da Luz. O primeiro estava a jogar nas costas do ponta-de-lança André Silva e com bons resultados, tendo feito dois golos, de cabeça, em quatro jogos. E o internacional angolano fez o golo do triunfo na receção ao Gil Vicente, no terceiro jogo em que foi utilizado.

As outras alternativas são André Silva, que na época passada fez vários jogos como extremo - nos Açores, por exemplo, onde marcou um golo no triunfo por 3-1 sobre o Santa Clara -, e Jota Pereira, jogador da equipa B que fez a pré-época com a formação principal, mas ainda não tem ritmo competitivo após uma longa paragem, por lesão. Ricardo Mangas é também uma alternativa, mas, a recuperar de uma lesão, não deve regressar antes do fim do mês de setembro.

Médios criativos beneficiados

O sistema favorito de Paulo Turra poderá beneficiar os jogadores que preenchem a denominada posição 10, como são os casos de João Mendes e Nuno Santos. Estes dois reforços do Vitória para a presente época são médios criativos que têm a capacidade de distribuir jogo e desequilibrar. Contratado ao Chaves, Mendes foi titular nos dois jogos da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência, contra o NK Celje, e entrou nos dois primeiros da I Liga, enquanto Nuno Santos, proveniente do Charlotte FC, da MLS, ainda não se estreou.

Melo Rosa