Futebol Feminino

FIFA abre processo disciplinar a Rubiales após polémica no Mundial feminino

Luis Rubiales, ao centro na imagem AFP

Presidente da Federação espanhola de futebol visado pelo organismo que rege o desporto-rei a nível mundial

Luis Rubiales está a ser alvo de um processo disciplinar por parte da FIFA, anunciou, esta quinta-feira, o organismo que rege o futebol mundial.

"O Comité Disciplinar da FIFA informou, esta quinta-feira, Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, da abertura de um processo disciplinar pelos acontecimentos ocorridos durante a final do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino, de 20 de agosto de 2023. Os factos podem constituir violações do artigo 13º, nºs 1 e 2, do Código Disciplinar da FIFA", informou o organismo.

Refira-se que o artigo 13, segundo a FIFA, dirige-se a "comportamento ofensivo e violações dos princípios do fair play".

"A FIFA reitera o seu compromisso inabalável de respeitar a integridade de todas as pessoas e condena veementemente qualquer comportamento contrário", informou ainda a mesma organização.

Jenni Hermoso, campeã mundial com a seleção espanhola, recorreu ao seu sindicato para pedir sanções para o presidente da Federação Real Espanhola de Futebol, Luís Rubiales, face ao beijo na boca que recebeu, após a conquista do torneio.