Andebol

"O Martim e o Kiko Costa já fizeram o percurso deles"

Martim Costa Mário Vasa / Global Imagens

Carlos Martingo, selecionador nacional de sub-21, chegou na segunda-feira ao Porto e falou em exclusivo a O JOGO sobre a campanha da equipa das Quinas, que foi sexta no Mundial

Martingo chegou na segunda-feira ao Porto e dispôs-se a falar com O JOGO.

"Desta Seleção destaco o Pedro Oliveira, o Vasco Costa, o André Sousa, o Diogo Rêma, o João Gomes e o Ricardo Brandão, mas quero referir o Miguel Oliveira pelo trabalho extraordinário que fez na defesa e o Bernardo Pegas, que, embora adaptado, foi de uma utilidade extrema", analisou Carlos Martingo, abordando ainda aqueles que foram tidos pela generalidade dos adeptos como os dois grandes ausentes: Martim e Kiko Costa.

"Não só eles, mas também o Gabriel Cavalcanti", disse. "Seriam mais valias, mas decidimos em conjunto que já fizeram o percurso deles nas seleções jovens e não iriam estar presentes. O Gabriel foi por lesão", respondeu.

"Somos das melhores seleções"

Técnico acredita muito no potencial dos jovens.

Destes atletas, quais ainda irão ao Europeu de sub-20 do próximo ano?

-Ainda há quatro jogadores que poderão ir: o Diogo Rêma, o Miguel Oliveira, o Ricardo Brandão e o Vasco Costa [ndr: o mais novo, com 17 anos].

Há bons valores na geração seguinte?

- Há o António Machado, que já esteve connosco em vários estágios, o Nuno Oliveira, irmão do Pedro, os pontas direitas são interessantes. Há gente com qualidade e será, de certeza absoluta, uma seleção muito competitiva. Acima de tudo, todos estes atletas jogam muito coletivamente e formam um grupo excelente.

Acredita que pode conquistar um título?

-No Europeu do ano passado tínhamos essa ambição. O nível geral das equipas é elevadíssimo e nós estamos no lote das melhores seleções do Mundo. Como tal, teremos de ter essa ambição. -R.G.

Rui Guimarães