FC Porto

Pepê e o futuro: "Se vou ficar no FC Porto? Posso dizer que sim"

Pepê, jogador do FC Porto Miguel Pereira/Global Imagens

Sem complexos, Pepê mostra-se tranquilo em relação à cobiça dos "tubarões" europeus e aponta para o contrato, válido por mais quatro épocas

O chamamento dos colossos europeus é atrativo para qualquer jogador, mas Pepê prefere concentrar-se no que pode dar ao FC Porto, um clube que merece um agradecimento especial do extremo, que tem contrato até junho de 2027 (e uma cláusula de rescisão de 75 milhões de euros).

Recentemente, foi noticiado que o Tottenham teria apresentado uma proposta, recusada pela SAD, mas O JOGO apurou que não foi colocada em cima da mesa qualquer oferta. Os spurs têm, isso sim, o ala referenciado, tal como PSG, Arsenal e Newcastle, entre outros. Polivalência adquirida nas duas últimas épocas tem mérito total de Sérgio Conceição, garante Pepê, de 26 anos.

Marcou mais golos e fez mais assistências, mesmo jogando muitas vezes como lateral-direito. Considera que realizou a melhor época da carreira?

-Sei que poderia ter dado muito mais e que em alguns jogos em que estive muito abaixo poderia ter feito melhor. Mas foi uma grande época. Fazer 55 jogos é tão desgastante, tão difícil. Sinto-me muito privilegiado por poder, como toda a equipa, ter contribuído para isso. Agora, vou dar o melhor para que na próxima seja ainda muito mais.

Qual foi o papel de Sérgio Conceição na evolução que teve no futebol europeu?

-Ele é o principal. É uma pessoa que, sem dúvida, me tem ajudado muito, desde a minha chegada até ao jogador que sou hoje. Colocou-me a jogar em várias posições onde jamais imaginaria que poderia jogar e fazer a diferença. Por isso, ele é o principal obreiro da minha evolução. Espero que na próxima época seja ainda muito melhor e possa evoluir ainda mais.

Sente-se confortável a jogar como lateral-direito ou prefere ser extremo?

-Prefiro jogar a extremo ainda. É a minha posição de origem, onde me sinto à vontade, onde posso ser eu próprio, mas sei da dificuldade que é jogar no FC Porto e tenho de estar apto para o fazer em qualquer posição. Onde o míster precisar, vou dar o meu melhor para ajudar os meus companheiros.

Pode garantir aos adeptos que para o ano estará no clube a lutar por títulos?

-Tenho contrato, por isso, posso dizer que sim. Espero que a época que vem possa ser ainda melhor e possa retribuir ainda mais do que retribuí nesta. Que possa ser ainda melhor para poder ajudar os meus companheiros e dar alegrias a todos os adeptos.

Mas, perante o desejo de outros clubes, nomeadamente ingleses, o seu desejo passa por ficar no FC Porto?

-O meu foco é o FC Porto. O clube abriu-me as portas para que pudesse tornar-me no que sou hoje. Agora, quero descansar, aproveitar as férias e voltar na próxima época muito melhor.

Francisco Sebe