Florentino chega à meia centena de partidas na Liga pelas águias e atinge em Barcelos igual número de encontros só nesta temporada, no que é acompanhado por Vlachodimos e Grimaldo; Médio deve reencontrar o guardião e o lateral-esquerdo no onze para atingir registo que ninguém alcançou ainda em Portugal e apenas quatro o fizeram em clubes das 15 maiores ligas.
Florentino não entrou no onze que iniciou a última partida, na receção ao Estoril, tendo sido lançado na segunda metade, mas os planos de Roger Schmidt apontarão para que volte à titularidade hoje, em Barcelos, permitindo ao médio-defensivo - jogando de início ou entrando mais tarde -, completar um duplo 50. O camisola 61 chegará à meia centena de jogos de campeonato de águia ao peito, naquele que será o seu encontro 50 da temporada em curso.
O treinador alemão dos encarnados justificou que Florentino não foi titular com os canarinhos devido ao desgaste provocado pelo excelente trabalho que desenvolveu, em parceria com Chiquinho, no jogo com o Inter, em Milão, que confirmou o afastamento do Benfica nos quartos de final da Liga dos Campeões. Agora, e com uma semana de diferença, pode ser arma para dar força ao miolo benfiquista em Barcelos logo desde o apito inicial ou mesmo, caso seja essa a decisão de Schmidt, durante a partida para ajudar a segurar uma eventual vantagem. De qualquer das formas, e porque é uma das peças basilares do treinador desde o arranque da época, Florentino está em vias de completar o atrás referido duplo 50.
O arranque da contabilidade da temporada aconteceu logo na terceira eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, com a titularidade e 90 minutos nas pernas diante do Midtjylland, na Luz (4-1) e prosseguiu até agora com apenas um jogo falhado, por castigo - série de cinco cartões amarelos que completou no clássico com o FC Porto -, na derrota em Chaves. Quanto ao campeonato, iniciou a caminhada em 2018/19, quando se estreou à jornada 21 na goleada de 10-0 ao Nacional, tendo sido promovido dos bês por Bruno Lage. Na época seguinte jogou pouco, depois foi emprestado a Mónaco e Getafe, fixando-se agora como indiscutível sob o comando de Roger Schmidt.
Esse estatuto está expresso nos referidos 49 jogos acumulados na temporada, registo em que é igualado apenas por mais dois companheiros de plantel, o guardião Vlachodimos e o lateral esquerdo Grimaldo, que devem atingir hoje também as 50 partidas e entrar num lote restrito de jogadores da história do Benfica a consegui-lo em apenas uma campanha. A lista é liderada por Rúben Dias e Pizzi, com 55 (num máximo possível de 60 em 2018/19), podendo o trio atual apenas chegar ao terceiro lugar do pódio, que está na posse de... Grimaldo, com a curiosidade de Pizzi dominar a lista com três desempenhos acima dos 50 jogos.
Para se ter uma maior consciência da maratona que Vlachodimos, Grimaldo e Florentino têm percorrido, nada melhor que olhar a comparações. A nível nacional, apenas o portista Pepê se aproxima, com 48, perseguido pelos leões Gonçalo Inácio e Trincão (47). Esticando a análise aos clubes das 15 principais ligas mundiais, apenas quatro jogadores atingiram ou superaram já a barreira de 50 encontros na temporada. Jogando hoje, o trio encarnado irá igualar o guardião De Gea e o avançado Rashford, ambos dos ingleses do Manchester United, e o guarda-redes Anthony Moris, dos belgas do St. Gilloise. À distância de mais uma partida ficará apenas de Bruno Fernandes, o médio internacional português dos red devils.