I Liga

FC Porto-Santa Clara: o segundo penálti do jogo e outros lances em análise

TRIBUNAL O JOGO - Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo analisam alguns dos lances mais polémicos do jogo da ronda 28 entre FC Porto e Santa Clara.

FC Porto-Santa Clara, 2-1

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro)

Assistentes: André Dias e Sérgio Jesus
VAR: Vasco Santos

Amarelos: Costinha 17", Bruno Jordão 20", Ygor Nogueira 32", Allano 33", Pierre Sagna 41", Marcano 51", André Franco 89"

28" Bruno Jordão justificava ação disciplinar após lance com Galeno?

JORGE COROADO: MÁ DECISÃO - Jordão jogou a bola com um pé e com o outro derrubou Galeno. Falta merecedora de cartão amarelo, que seria o seu segundo.

JOSÉ LEIRÓS: MÁ DECISÃO - Bruno Jordão foi negligente ao derrubar Galeno, ficando por assinalar livre direto e exibir o amarelo, que, neste caso, seria o segundo.

FORTUNATO AZEVEDO: MÁ DECISÃO - Entrada de Jordão por trás sem ter em conta o perigo ou as consequências para com Galeno. Falta para amarelo, que seria o segundo.

45"+2" Ricardinho justificava ação disciplinar por falta sobre Wendell?

JORGE COROADO: BOA DECISÃO - Ricardinho, imprudente, com a mão direita, tocou no rosto de Wendell. Não se justificava o cartão amarelo.

JOSÉ LEIRÓS: BOA DECISÃO - Foi imprudente na abordagem da disputa da bola, tocando no adversário. Corretamente, não foi punido a nível disciplinar.

FORTUNATO AZEVEDO: BOA DECISÃO - Ricardinho tem uma entrada imprudente sobre Wendell. Correta a decisão do árbitro em punir apenas tecnicamente.

59" Otávio cometeu falta para penálti?

JORGE COROADO: BOA DECISÃO - Não houve qualquer infração de Otávio que justificasse pontapé dos 11 metros.

JOSÉ LEIRÓS: BOA DECISÃO - Não houve motivo para penálti, pois não houve movimento deliberado de Otávio com o braço. Boa decisão.

FORTUNATO AZEVEDO: BOA DECISÃO - A bola vai ao braço, que está praticamente encostado ao corpo, não havendo da parte de Otávio movimento deliberado para a jogar.

75" Pepe fez falta para penálti sobre Ricardinho?

JORGE COROADO: BOA DECISÃO - Pepe foi determinado a jogar a bola, mas fê-lo sem cometer falta sobre Ricardinho.

JOSÉ LEIRÓS: BOA DECISÃO - Mais uma boa decisão dentro da área. Pepe não cometeu qualquer infração. Cláudio Pereira analisou bem.

FORTUNATO AZEVEDO: BOA DECISÃO - Ao jogar primeiro a bola, Pepe não comete qualquer infração sobre Ricardinho. Correta a decisão do árbitro em nada assinalar.

38' Penálti bem assinalado por falta de Sagna sobre Toni Martínez?

JORGE COROADO: BOA DECISÃO - Sagna chegou tarde e derrubou Toni Martínez, fazendo penálti que só foi assinalado após visionamento do VAR, o que era desnecessário por tão evidente ter sido a falta.

JOSÉ LEIRÓS: BOA DECISÃO - Sagna chegou tarde, não jogou a bola e derrubou o adversário. Cláudio Pereira errou no relvado, pois não conseguiu ver a falta. Avisado pelo VAR, corretamente alterou a decisão depois de ver as imagens, assinalando penálti.

FORTUNATO AZEVEDO: BOA DECISÃO - Sagna aborda tarde a bola e, de forma imprudente, derruba claramente Toni Martínez. Falta clara, penálti assinalado após a intervenção do VAR e confirmada pelo árbitro depois de ver as imagens, que assim tomou a decisão correta.

Redação