Gonçalo Inácio foi utilizado por Roberto Martínez e fez o desejado primeiro jogo por Portugal. Fora chamado duas vezes por Fernando Santos
Gonçalo Inácio cumpriu na quinta-feira o destino de jogar pela Seleção Nacional, meta que traçara desde que subira à equipa do Sporting. O central fora chamado por Fernando Santos, em agosto de 2021, para os jogos oficiais com Irlanda, Azerbaijão e o particular com o Catar, no entanto foi dado como inapto por lesão. Depois, há um ano, foi convocado para o play-off de apuramento para o Mundial, mas não integrou a ficha de jogo nas partidas frente à Turquia e Macedónia do Norte.
Apesar de ter mantido a titularidade nos leões, de já ter até superado a barreira dos 100 encontros, foi a introdução do esquema de três centrais por Roberto Martínez a abrir a porta ao esquerdino que comemorou em casa (Alvalade) um jogo a titular, sendo o primeiro estreante de Martínez.
Rúben Amorim revelou, em tom de brincadeira, que mete sempre a "cunha" pelos jogadores do Sporting e era determinante para o clube voltar a ter atletas no principal elenco nacional, até para potenciar as vendas. Recorde-se que no Mundial"2022 o Sporting não esteve representado na Seleção, facto inédito nas 18 fases finais (oito Europeus, oito Mundiais, uma Liga das Nações e uma Taça das Confederações) em que participou a equipa das Quinas.
Inácio dá sequência ao lote de jogadores potenciados por Amorim que se tornaram internacionais como jogadores do Sporting. Os primeiros foram Nuno Mendes, Palhinha e Porro, em março de 2021 quando o leão já seguia embalado para o título. Pouco depois, antes do Europeu, estreou-se Pedro Gonçalves que tinha acabado de se sagrar o melhor marcador da Liga 2020/21. Ugarte chegou ao Uruguai logo após assinar pelos verdes e brancos e por fim foi a vez de Matheus Nunes.
Nuno Santos espera aberta
Ala esquerdo está referenciado por Roberto Martínez, assim como Chermiti e Pote
Nuno Santos, como O JOGO noticiou, está numa lista de jogadores referenciados por Roberto Martínez. O ala tem, contudo, forte concorrência em Nuno Mendes e Raphael Guerreiro, ambos chamados para os primeiros jogos de apuramento. Mas a propensão ofensiva do camisola 11 é um atributo que agrada ao espanhol e que lhe poderá dar uma chance num futuro próximo. O próprio jogador, vendo a solução tática encontrada por Martínez, acredita que o sonho de ser chamado pode ser concretizado.
Chermiti, atualmente nos sub-19 - um dos 11 leões na Ronda de Elite -, está também referenciado como avançado promissor e o seu crescimento é avaliado de perto, ainda que existam várias opções na Seleção. Na expetativa encontra-se Pedro Gonçalves. O camisola 28 está a caminho dos melhores números pelo Sporting no que toca a participação em golos e, mesmo perante grande concorrência no ataque, está também na equação do selecionador. Paulinho e Trincão, nesta fase, estão mais longe de uma possível chamada à Seleção. Principalmente o extremo tem esse regresso às Quinas como uma meta de carreira. Foi também por isso que voltou para Portugal.