V. Guimarães

Jejum longo de Moreno no V. Guimarães batido por... Sérgio Conceição

. Miguel Pereira/Global Imagens

Equipa minhota vai em sete jogos sem vencer, mas ainda longe das 12 partidas sem triunfos em 2015/16, quando o atual treinador portista, e próximo adversário, estava no banco.

Sem ganhar há sete jogos, o Vitória vai tentar colocar um ponto final na pior fase da temporada no duelo frente ao FC Porto, no sábado.

Para se encontrar uma sequência de resultados pior, é necessário recuar sete anos, até à época 2015/16, quando o treinador dos minhotos era... Sérgio Conceição. Nessa altura, o atual treinador portista esteve 12 jogos sem conseguir vencer, um percurso negro que durou quase três meses.

O último triunfo do Vitória esta temporada foi obtido em novembro, frente ao Marítimo (1-0, golo de Tiago Silva), no D. Afonso Henriques, precisamente antes de o campeonato ter parado devido ao Mundial do Catar. Depois desse jogo, e entre campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal, a equipa de Moreno acumulou quatro empates e três derrotas, tendo saído de cena de duas competições; acabou afastado da Taça da Liga, após três empates, e foi eliminado da Taça de Portugal frente aos bracarenses, na Pedreira.

Ainda longe de igualar a sequência negativa de resultados do tempo de Sérgio Conceição, o Vitória vai ter agora dois jogos consecutivos em casa para tentar regressar aos triunfos, seguindo-se a visita do Chaves após o duelo contra os dragões. Há sete anos, a equipa vitoriana acumulou seis empates e seis derrotas, sempre em jogos do campeonato, tendo saído da escuridão no dérbi contra o Moreirense, na penúltima jornada. Moreno fazia parte desse plantel, num grupo que tinha ainda jogadores como Cafú, Otávio ou Henrique Dourado.

Apesar de o conjunto minhoto estar a atravessar uma fase negativa, Moreno continua a ter total confiança da administração da SAD, tanto mais que a débil situação financeira do clube está a ser combatida com a aposta em jogadores da formação, tarefa para a qual o treinador está perfeitamente enquadrado devido ao percurso na equipa secundária. Isso mesmo já foi transmitido ao responsável pela condução da equipa depois dos resultados negativos mais recentes.

Tomaz Andrade