Avança para o jogo com os encarnados como uma séria ameaça depois do longo namoro de verão, sem casamento.
Estando Ricardo Horta em campo, o Benfica corre sérios riscos de sofrer danos. Foi assim nas últimas duas épocas e o jogo de sexta-feira na Pedreira, para o campeonato, poderá não fugir à regra, naquele que será o reencontro do internacional português com o clube da Luz depois do longo namoro do verão passado, sem que se verificasse casamento no final. Braga e Benfica não chegaram a acordo para a transferência e, por isso, Horta está em condições de dar seguimento à saga de estragos que tem causado nos encarnados.
Os golpes já infligidos por Horta frente ao Benfica são dois golos e três assistências. Tudo começou em 2020/21, com aquele que já é o melhor marcador de sempre do Braga (leva 100 golos) a desequilibrar os pratos da balança nas meias finais da Taça da Liga, ao fazer passes para golos de Abel Ruiz e Tormena (vitória do Braga por 2-1). Já no final da mesma temporada, seria o próprio Ricardo Horta a carimbar o triunfo dos arsenalistas na final da Taça de Portugal ao apontar o segundo golo da partida (2-0). Tomou-lhe o gosto de tal forma que voltaria a faturar em 2021/22, assinando na Luz o ponto de honra dos bracarenses, então esmagados por 6-1, para o campeonato. E não se ficou por aí: quando o Benfica se deslocou à Pedreira, na segunda volta, apresentou-se novamente letal e contribuiu para uma vitória por 3-2, com uma assistência para o golo do irmão André.
Consumada a continuidade no Braga, Wilson Eduardo não tem dúvidas de que Ricardo Horta continua a ser "a maior referência" da equipa. "A transferência [para o Benfica] não se verificou, é o futebol. Umas vezes essas operações acontecem, outras não. Está no Braga e está muito bem. Não vou dizer se faz falta ao Benfica ou não, porque é jogador do Braga, mas está entre os melhores. Já não é de agora, tem sido uma peça fundamental. Apesar de não estar a fazer tantos golos esta época, é muito importante no ataque", assinalou a O JOGO o ex-arsenalista, atualmente no Alanyaspor.
Schmidt assumiu o desejo
O interesse do Benfica em Ricardo Horta foi assumido publicamente por Roger Schmidt ainda em junho. "É um jogador muito bom. Não tenho a certeza se vamos conseguir contratá-lo, mas acho que poderia ser uma grande melhoria para a equipa", referiu. Em finais de agosto, o treinador alemão voltaria a falar do extremo do Braga. "Disse coisas boas sobre o Ricardo Horta no início da época porque é um bom jogador. Mas também disse que íamos ver o que ia acontecer. Estamos perto do fim da janela de transferências, são coisas que acontecem nos bastidores", comentou.