Seleção Nacional

Intensidade e rotação do "Baixinho" devem pesar: Otávio volta para bloquear

Otávio LUSA

Médio já treinou a cem por cento e é trunfo para contrariar o intenso e bem oleado meio-campo da Suíça.

Onze dias depois de se lesionar frente ao Gana, na estreia de Portugal no Mundial, Otávio volta a ser carta no baralho de Fernando Santos.

No domingo, o médio treinou sem limitações pela primeira vez desde que contraiu o problema na coxa direita e está apto para, assim o selecionador o entenda, defrontar a Suíça, nos oitavos de final. E esta é uma notícia duplamente feliz para o Engenheiro: além de ganhar mais uma opção para o miolo, ganha um médio de características únicas pela intensidade que dá ao jogo. Um fator que, diante dos helvéticos, pode pesar na hora de escolher a equipa inicial, tendo em conta que uma das chaves para "desmontar" o próximo adversário está, precisamente, no meio-campo.

Não quer isto dizer que, na terça-feira, Otávio seja titular. Se há setor onde Fernando Santos tem à disposição muitas e boas soluções é no intermediário e, com Vitinha a lançar a candidatura às opções iniciais após a boa exibição ante a Coreia do Sul, o técnico das Quinas pode optar por uma abordagem mais cautelosa com o "Baixinho". Afinal de contas, este não joga desde a primeira jornada da fase de grupos e a situação de Nuno Mendes pode ter servido de aviso.

Porém, ainda antes do jogo com a Coreia, o selecionador manifestou o desejo de querer ter Otávio completamente restabelecido a tempo dos "oitavos", ciente do papel que pode desempenhar para bloquear o bom entendimento entre os três homens do miolo suíço: Freuler, Xhaka e Sow. Um trio indiscutível, musculado, que define o ritmo a que joga a seleção de Murat Yakin e que tende a "abafar" o meio-campo adversário. Manietá-lo é, nesta altura, uma das prioridades portuguesas e Otávio pode desempenhar um papel fulcral nessa missão.

Independentemente da decisão final de Fernando Santos em relação ao onze inicial, Otávio está pronto a entrar. Essa é a principal ilação a retirar do treino de ontem, que mostrou o jogador do FC Porto com um sorriso na cara, feliz por estar apto a somar a 10.ª internacionalização (já marcou dois golos) por Portugal. E quando o médio está disponível, o selecionador não costuma hesitar...

Treino: Ramos e Palhinha com colete e CR7 bem-disposto

Após a sessão matinal na véspera e o meio dia de folga concedido por Fernando Santos, a Seleção voltou no domingo a treinar a todo o gás, exceção feita a Danilo e Nuno Mendes, que continuam em tratamento. Além do regresso de Otávio, a principal nota de destaque foi a boa disposição visível entre os convocados de Fernando Santos, com Cristiano Ronaldo em evidência pelo sorriso rasgado e pelo empenho demonstrado num primeiro exercício. Nota, ainda, para a distribuição dos coletes: na "equipa" de Bruno Fernandes e Bernardo Silva, surgiram nomes como Dalot, Palhinha e Gonçalo Ramos. Quiçá Fernando Santos a ensaiar algumas alterações no onze...

Francisco Sebe