Seleção Nacional

Só Kylian Mbappé iguala Bruno Fernandes

Bruno Fernandes EPA

Após passar pelo Mundial"2018 e pelo Euro"2020 sem impacto, o jogador do United está finalmente a render na Seleção ao nível do que mostra nos clubes. Para já é uma das grandes figuras do Mundial.

Foi no primeiro jogo do Mundial que Bruno Fernandes atingiu a meia centena de jogos pela Seleção Nacional e, após duas partidas, está a ser a grande figura da equipa das Quinas e uma das maiores da competição até ao momento.

Prova disso é que na terça-feira, e já incluídos os jogos da terceira jornada dos grupos A e B, o médio português só era igualado pelo francês Mbappé entre os jogadores com maior participação direta em golos. No caso do futebolista do United com duas assistências e dois golos, já o avançado do PSG com três tentos e um passe de golo.

Olhando mais especificamente às estatísticas individuais da equipa orientada por Fernando Santos, Bruno Fernandes destaca-se, segundo os dados oficiais da FIFA, por liderar sete categorias: os golos e assistências já referidos - o único tento de Portugal em que Bruno não participou foi o penálti convertido e sofrido por Cristiano Ronaldo -, mas também cruzamentos (9), sprints (111), tentativas de penetração (43), penetrações conseguidas (37) e receções entre linhas (49).

Explosão no pós-Europeu

Bruno Fernandes - que esteve muito perto de ser o primeiro jogador a fazer um hat trick neste Mundial: viu Rochet negar-lhe com o pé um golo e o poste devolver um remate de fora da área - está a viver um grande momento e a demonstrar na Seleção a qualidade que há largos anos exibe nos clubes representados.

De facto, depois da estreia na equipa das Quinas em outubro de 2017, raras foram as vezes que Bruno brilhou até ao Euro"2020. A Liga das Nações ganha em 2019 foi uma exceção, tendo o camisola 8 passado pelo Mundial"2018 e último Europeu sem deixar marca. Nestas duas competições fez seis jogos sem marcar ou assistir e com uma média de 45 minutos jogados.

Contudo, depois do Euro"2020 faturou nove dos 13 golos que leva na Seleção, sendo que reduzindo o período temporal a 2022, são sete golos nas dez últimas partidas. Aliás, essa série começara com um bis à Macedónia do Norte e que colocou Portugal no... Mundial.

António Pires