Benfica

Benfica um a um com o Maccabi: Grimaldo de pé leve, Rafa a pisar o pedal

. Pedro Rocha / Global Imagens

Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do Benfica no triunfo por 2-0 sobre o Maccabi Haifa, em jogo a contar para a ronda inaugural da fase de grupos da Liga dos Campeões.

BENFICA UM A UM

Vlachodimos 6

Seguro. Duas boas intervenções na segunda parte, a primeira destas a sair aos pés de um adversário.

Bah 5

Titular pela segunda vez, Bah não ganhou pontos. Tentou, sem sucesso, furar pela direita e só aos 10 minutos criou algum perigo. Complicou em alguns passes curtos fáceis. Fechou bem o segundo poste nos cruzamentos largos.

António Silva 6

Jogo com personalidade. Sem problemas nos duelos, ainda que menos lesto do que Otamendi na antecipação, António Silva saiu com classe a jogar, arriscando passes entre linhas. Só falhou um.

Otamendi 7

Partida de atitude inabalável. O argentino esteve queixoso fisicamente, mas estabilizou a defesa, jogando sempre na antecipação. Liderou o setor mais recuado.

A FIGURA

Grimaldo: 8
A bota mais artística mora na lateral

Na oitava época pelo Benfica, Grimaldo ainda não reúne consenso a defender, porque peca por perder duelos. Porém, o que é inegável é a sua capacidade técnica, que lhe permite somar momentos de genialidade e que amplia o seu protagonismo nos resultados. Ontem, a vitória nasce e cresce na canhota: um cruzamento teleguiado para Rafa encostar e depois, com espaço, trincou o doce que lhe deram e atirou um petardo para onde a coruja dormia. O remate indefensável tranquilizou o Benfica e galvanizou os sócios. Perdeu dois lances em velocidade, mas ninguém se vai lembrar disso.

Florentino 6

Posicionou-se sem erros no meio-campo, fechando os espaços entre linhas, uma evolução em comparação a partidas anteriores. Sem inventar, recuperou e facilitou as saídas rápidas.

Enzo Fernández 7

Junta o cérebro e a intensidade. Foi decisivo a matar transições e decidiu sempre bem com a bola no pé. Foram dele os passes mais verticais. Ficou perto do golo aos 90"+1", acertando no poste.

Neres 5

Vinha de um jogo iluminado diante do Vizela, no qual abriu a porta à vitória, mas não deu sequência. A primeira parte de Neres revelou teimosia no drible, a exceção foi o bom passe para Bah aos 10". Na segunda parte, com dois passes mal medidos estragou duas transições venenosas.

Rafa 7

O maior desequilibrador. Rafa deu o primeiro aviso aos 30", num remate cruzado. Na segunda parte, mais descaído sobre a esquerda, apareceu na área para marcar. A partir daí, destruiu os israelitas com arrancadas sucessivas. Aos 74", teve dois colegas soltos e decidiu mal. Foi a pecha da sua exibição.

João Mário 6

Organizou o ataque e soube pautar a posse de bola. Foi da esquerda à direita e lutou para ajudar a defesa.

Gonçalo Ramos 5

Passou ao lado do jogo porque a bola não lhe chegou em condições de poder finalizar. Saiu ao intervalo.

Musa 7

Preponderante a receber a bola de costas para a baliza. Enganou rivais, abrindo a canhota para o que seria o 1-0. Na área, recebeu e rodou e deu a Enzo um golo cantado. Grande segunda parte.

Aursnes 6

Deu músculo, ocupou a zona central e fechou os caminhos.

Diogo Gonçalves 6

Voltou a entrar bem. Numa arrancada pela direita, iniciou a jogada que acabou no ferro.

Chiquinho 5

Segurou a bola sem riscos.

Frederico Bártolo