Futebol

Governo define candidatura ao Mundial de 2030 como "um grande objetivo do país"

João Paulo Correia, na sessão de abertura do fórum Football Talks. FPF

João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, falou à margem da sessão de abertura do fórum Football Talks.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), João Paulo Correia, afirmou esta segunda-feira que a candidatura ibérica ao Mundial de 2030 de futebol terá "um impacto absoluto, transformador, e é um grande objetivo do país".

"A candidatura conjunta com Espanha será um objetivo que não é só do futebol. Tem um impacto absoluto, transformador, e é um grande objetivo do país", afirmou João Paulo Correia, durante a intervenção na sessão de abertura do fórum Football Talks.

No final da conversa, na zona mista, o governante acrescentou que essa organização "tem grande força desportiva, social e económica", para além da "ligação de Portugal às suas comunidades", atendendo também à "projeção da marca Portugal no mundo".

João Paulo Correia abordou o futuro do desporto, nomeadamente do futebol, durante esta década, marcada pelas futuras mudanças na centralização dos direitos televisivos, na sequência do decreto-lei aprovado em fevereiro de 2020 em relação a esse assunto.

"O decreto-lei tinha dois objetivos: aumentar a receita dos direitos televisivos e de multimédia para os clubes e diminuir a desigualdade entre quem recebe mais e menos na indústria do futebol. Determina também que, até 2025/26, tem de ser apresentado o modelo de comercialização centralizada. O Governo está disponível para continuar a conversar com as organizações futebolísticas", assegurou o atual secretário de Estado.

Até 2030, João Paulo Correia espera que "o país desportivo tenha perto de um milhão de federados e que o desporto feminino tenha conquistado os seus objetivos, através da estratégia que o Governo tem em marcha", que é partilhado com as ideias da FPF.

"A estratégia da federação tem um grande músculo, que é o crescimento no feminino. As modalidades que mais vão crescer até 2030 serão as que melhor souberem apostar no desporto feminino", afirmou, acrescentando: "Temos de ter aqui uma estratégia de força. O desporto vai crescer se as mulheres ocuparem lugares de poder no desporto".

O fórum Football Talks decorre entre hoje e terça-feira, na Cidade do Futebol, com um programa vasto que assenta em temas relacionados com os cinco pilares estratégicos identificados no Plano Futebol 2030 da FPF: Infância e Crescimento, Futebol para Todos e Todas, Qualidade do Jogo, Envolvimento e Sustentabilidade do Ecossistema.

Redação com Lusa