Modalidades

COI deseja Jogos Olímpicos de Inverno "politicamente neutros"

Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional AFP

Dirigente aludiu, na abertura de nova sessão do organismo, aos boicotes decretados por vários países, entre eles EUA e Reino Unido, contra a alegada violação de direitos na China

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, desejou, esta quinta-feira, que os Jogos olímpicos de Inverno Pequim'2022 sejam disputados "apesar de todas as diferenças políticas", sem se tornarem numa "ferramenta" para outros objetivos.

O dirigente discursava na abertura da 139.ª sessão do COI, precisamente na capital chinesa. O evento olímpico começa na próxima sexta-feira e estende-se até 20 de fevereiro.

Estados Unidos, Reino Unido e outros países ocidentais, incluindo Portugal, decretaram o boicote diplomático a Pequim'2022 para combater o alegado desrespeito pelos direitos humanos na China.

"O desporto, por si só, não consegue fomentar a paz", reconheceu Bach, sublinhando que "as palavras e os símbolos" são "importantes" para demonstrar "como pode ser o Mundo se todos respeitarem as mesmas regras e os outros".

Redação com Lusa