FC Porto

"Estamos confiantes, creio que isso é visível para toda a gente" 

Vitinha Ivan Del Val/Global Imagens

Vitinha fez um chapéu a Helton Leite no clássico FC Porto-Benfica da Taça de Portugal e no final, ainda sem conseguir explicar bem o momento, falou em exclusivo a O JOGO

Vitinha fez um golo sublime ao Benfica e assinou mais uma grande exibição com a camisola do FC Porto. Em exclusivo a O JOGO, o jovem recordou as incidências do clássico da Taça de Portugal e reforçou a ideia de que a equipa atravessa um grande momento. A determinação, o foco e a agressividade, diz, fizeram a diferença num jogo em que o FC Porto "foi sempre superior".

Onde esteve o segredo para este triunfo por 3-0 sobre o Benfica?
-Esteve na determinação que tivemos em todos os lances desde o apito inicial e isso viu-se logo com o golo que fizemos, e também no apoio que tivemos das bancadas, que foi fundamental.

Marcar aos 30 segundos foi um início perfeito, em que é que isso mudou o jogo?
-Deu-nos muita confiança esse golo, assim como o segundo logo a seguir. É verdade que não sabemos como seria o jogo sem esse golo madrugador, mas era seguro que iríamos meter em campo a mesma atitude, a mesma determinação, o mesmo foco e a mesma a agressividade. Acho que fomos Porto neste clássico.

O FC Porto foi totalmente superior ao Benfica?
-Sim, sem dúvida. Mesmo na segunda parte, com menos um elemento em campo, as melhores oportunidades de golo foram nossas.

Fez o 2-0 aos sete minutos, o que lhe passou pela cabeça quando viu a bola ir na sua direção?
-Pensei precisamente o que fiz: fazer o chapéu. Correu bem, saiu bem e foi uma felicidade enorme. É um sonho indescritível. Não tenho palavras.

Pode dizer-se que foi o golo mais bonito da sua carreira?
-Talvez o mais especial, por ser no meu primeiro clássico a titular, por ser num Estádio do Dragão completamente cheio. Há muito tempo que esperava por este momento e felizmente aconteceu, ainda por cima com uma grande vitória nossa. Foi o culminar de tudo, de uma forma perfeita.

Que impacto é poderá ter este triunfo no jogo da próxima semana, para o campeonato, contra o mesmo Benfica?
-Nenhum jogo é igual, sabemos disso. Para já, vamos desfrutar desta vitória, passar as festas natalícias e quando voltarmos a treinar pensaremos no jogo do dia 30. São situação diferentes.

A época está praticamente a meio. A eliminação da Champions foi o maior percalço?
-Talvez, mas isso já passou. Temos de nos focar no que estamos a fazer agora e no que temos pela frente. Isso é o mais importante.

Carlos Gouveia