Benfica

Benfica um a um na derrota com o Portimonense: Rafa sempre a dar chama

. EPA

Confira as notas atribuídas por O JOGO na derrota caseira com o Portimonense, 0-1, em jogo da oitava jornada da Liga Bwin.

BENFICA UM A UM

Vlachodimos 5

Quase um espectador durante grande parte do encontro, não conseguiu travar o cabeceamento de Lucas Possignolo mas já havia mantido a baliza embranco com grande defesa a Aylton Boa Morte, aos 33".

Lucas Veríssimo 6

Sem grandes problemas para defender o último reduto das águias, desta feita não deu o extra de organização de jogo, papel que habitualmente desempenha. Aos 80" ameaçou, mas o cabeceamento saiu ao lado.

Otamendi 6

Com tudo, até com o corpo se fosse preciso, cortou várias tentativas do Portimonense. Esteve perto de festejar, mas Candé, em cima da linha, evitou o empate (84") e o poste evitou outro golo (90"+5").

Vertonghen 6

Evitou grandes veleidades da parte de Aylton Boa Morte e Fabrício e conduziu por diversas vezes a bola para o ataque, assumindo ele próprio a construção em alturas de maior dificuldade.

Gilberto 4

Após a boa entrada ante o Barça, ontem teve um jogo menos positivo. Somou várias decisões erradas, sem conseguir dar sequência às jogadas da equipa.

Weigl 5

Capaz de controlar as investidas a meio-campo do Portimonense, não conseguiu, porém, lançar a equipa para o ataque como fez em partidas anteriores. Pecou ao deixar-se antecipar por Lucas Possignolo aos 66" , no 0-1.

João Mário 6

Demorou para aparecer, fruto da estratégia dos algarvios e dos muitos duelos que lhe complicaram a vida nos minutos iniciais, mas com o passar do jogo ganhou a sua preponderância e levou a equipa a conseguir chegar finalmente à baliza de Samuel Portugal com perigo.

Grimaldo 6

Criou muito perigo na baliza de Samuel Portugal, vendo até o guardião negar-lhe o golo por duas vezes - com mais dois tiros perigosos bloqueados por defesas. Somou vários cruzamentos venenosos e fechou bem.

Rafa 7

Acelerador de serviço, foi quase sempre ele a conseguir furar a sólida estrutura contrária. Ofereceu o 1-0 a Darwin, que desperdiçou, aos 29", e até entregou aos 49" em Yaremchuk, mas o golo não valeu por fora de jogo. Fez uma arrancada incrível aos 41", mas Samuel Portugal foi um muro, travando-lhe um golo certo. Mais encostado à direita na segunda parte, continuou a dar chama à equipa e aos 79" viu Fali Candé tirar-lhe a bola na hora da finalização, já na área. Nunca desistiu e até de cabeça lá foi para tentar evitar o desaire.

Darwin 4

De uma noite de sonho com o Barça passou para um fim de tarde de menor fulgor e inspiração. Por vezes com alguma cerimónia para decidir, entregou mal a bola. Teve duas bolas para finalizar e falhou ambas, na cara de Samuel Portugal.

Yaremchuk 5

Teve o golo nos pés, mas foi aí que Samuel Portugal deu início a uma grande exibição. Nem sempre com bola, foi dando um apoio à equipa ofensivamente, aparecendo para as tabelas, tendo oferecido, por exemplo, três boas bolas a Rafa, perdendo, porém, alguma influência na segunda metade da etapa complementar.

Gil Dias 6

Justificou plenamente a aposta de Jorge Jesus. Acelerou e muito o jogo, ameaçando e criando brechas na estrutura defensiva do Portimonense, fazendo ainda uma oferta a Darwin, que o avançado desaproveitou. E mais estragos podia ter feito se tivesse definido melhor no último passe.

André Almeida 4

Colou-se à direita, mas sem se atrever na frente.

Taarabt 4

Ficou perto do que seria um grande golo de fora da área mas o tiro saiu perto da baliza, Atabalhoado a construir o jogo, falhando vários passes.

Gonçalo Ramos 5

Lutou para tentar inverter o desfecho, trazendo novas dificuldades aos defesas do Portimonense.

Everton -

Colocado sobre a esquerda, nada acrescentou à equipa .

Marco Gonçalves