FC Porto

Taremi já fatura e Andrade mostra serviço: tudo sobre o segundo ensaio do FC Porto

Taremi e Fernando Andrade (assim como Zaidu) marcaram frente à Académica Reprodução/FC Porto

Ao segundo ensaio, o FC Porto voltou a ganhar (3-1), mas começou a perder com a Académica. Zaidu, Fernando Andrade e Mehdi deram a volta.

O segundo ensaio do FC Porto na pré-época terminou, de novo, com um triunfo, mas desta vez com reviravolta no resultado.

A equipa de Sérgio Conceição recebeu a Académica no Olival para um jogo-treino à porta fechada e venceu por 3-1, com golos de Zaidu, Fernando Andrade e do recém-chegado Mehdi Taremi, em resposta ao disparo certeiro de Dani. À exceção de Tomás Esteves e Romário Baró (ambos no boletim clínico, em gestão de esforço), todos os jogadores foram utilizados pelos azuis e brancos.

Tratou-se do segundo jogo de preparação para ambas as equipas e, em relação à partida de sábado, com o V. Guimarães B, o treinador do FC Porto procedeu a três trocas no onze que deu o pontapé de saída: Fábio Cardoso rendeu Mbemba, Carraça jogou a meio-campo, no lugar de Loum e, na frente, Francisco Conceição alinhou à direita, por troca com Fábio Vieira. Num plano teórico, o esquema oscilou entre o 4X2X3X1 e o 4X4X2, com Carraça e Bruno Costa a resguardarem o apoio de Otávio a Toni Martínez. A Briosa, que ontem foi orientada pelo preparador físico Fernando Morato - Rui Borges está a completar o nível III do curso de treinador, em regime de internato - foi para o intervalo a vencer, graças a um golo de Dani Costa, na conversão de um penálti (38") que castigou uma falta sobre Jonathan Toro.

Desta feita, os dragões não divulgaram vídeos de todos os golos, mas mostraram duas jogadas referentes à primeira parte: um remate de João Mário, de pé esquerdo, ao lado, depois de ter fletido da direita para o centro e uma arrancada de Manafá com tabela em Toni Martínez, travada à boca da baliza por um corte de um defesa da Académica.

O que também se viu foi a jogada do empate, aos 48", já com uma equipa praticamente nova ensaiada por Conceição. Vitinha deu apoio no início da construção até Marcano levantar a cabeça e detetar a desmarcação de Fernando Andrade: o avançado brasileiro, testado a ponta-de-lança, recebeu o passe longo nas costas da defesa e solicitou a entrada veloz de Zaidu na área. Em dois toques, o lateral-esquerdo nigeriano passou por dois adversários e bateu Mika. Andrade já fizera uma assistência na partida anterior e acentuou o impacto no teste de ontem. Foi ele quem, aos 55", na recarga a um remate de meia distância, colocou o FC Porto na frente. Ainda houve mais mexidas nos azuis e brancos, com oportunidades para Meixedo, Evanilson e Taremi. Este último só integrou os trabalhos na terça-feira, mas foi a tempo de deixar marca ontem. Desta vez, foi João Mário a ser derrubado na área, por Mika, e o internacional iraniano não desperdiçou desde os 11 metros.

Ana Luísa Magalhães/Ricardo Sousa