Internacional

Plantel do Liverpool revela posição clara sobre a Superliga: "Não queremos"

Jogadores do Liverpool unidos contra a Superliga Europeia AFP

Henderson, capitão do Liverpool, recorreu às redes sociais para dar a conhecer a posição do plantel dos reds sobre a Superliga~, sendo seguido pelos restantes jogadores

O plantel do Liverpool revelou, esta terça-feira, uma posição clara sobre a Superliga. Os jogadores recorreram às redes sociais para deixar uma mensagem clara: ""Não gostamos e não queremos que aconteça. Esta é a nossa posição coletiva. O nosso compromisso com este clube de futebol e os seus adeptos é absoluto e incondicional".

Henderson, capitão do Liverpool, foi o primeiro, sendo seguido pelos restantes jogadores, que assim se mostraram contra a decisão do clube. Recorde-se que o Liverpool é um dos 12 clubes fundadores da Superliga.

No domingo, 18 de abril, AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham anunciaram a criação da Superliga europeia, à revelia de UEFA, federações nacionais e vários outros clubes.

A competição vai ser disputada por 20 clubes, 15 dos quais fundadores - apesar de só terem sido revelados 12 - e outros cinco, qualificados anualmente.

As equipas vão ser divididas em dois grupos de 10, com jogos em casa e fora, a meio da semana, avançando os três primeiros e o vencedor de um "play-off" entre quarto e quinto classificados para os quartos de final, a duas mãos, seguindo-se a fase a eliminar até à final, a disputar em campo neutro.

A UEFA anunciou que vai excluir todos os clubes que integrem a Superliga, assegurando contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.

Entretanto, o organismo que rege o futebol europeu anunciou o alargamento da Liga dos Campeões de 32 para 36 clubes, a partir de 2024/25, numa liga única, com cinco jogos em casa e outros tantos fora.

Os oito primeiros avançam para os oitavos de final, enquanto as restantes vagas nesta fase a eliminar vão ser decididas em "play-off" entre os nono e 24.º classificados.

Redação