FC Porto

Hulk: o "não" ao Benfica e a forma física que pode valer contrato longo

Hulk, avançado brasileiro que pode voltar ao FC Porto

Avançado brasileiro vai deixar o Shanghai SIPG em dezembro e o regresso ao FC Porto está a ser ponderado. Já recusou uma abordagem do Benfica.

A contratação de Hulk no mercado de inverno é uma hipótese que está em cima da mesa do FC Porto.

O experiente avançado brasileiro vai deixar os chineses do Shanghai SIPG - onde é orientado por Vítor Pereira - no final 2020, uma vez que o contrato que liga ambas as partes expira e o desejo do "Incrível" é claro: poder voltar a sentir-se em casa, fator que aumenta as hipóteses do FC Porto, como também de alguns clubes brasileiros que se vão chegando à frente. Na Imprensa canarinha fala-se do Palmeiras e do Vasco da Gama, treinados por Abel Ferreira e Sá Pinto, respetivamente.

O Porto é a cidade de eleição do avançado, que manteve residência durante alguns anos e continua a passar pela Invicta sempre que possível, ora para férias, ora para tratar de outros assuntos. Hulk está disposto a esperar pelo "timing" ideal. Não é que a possibilidade de voltar ao Dragão dependa exclusivamente disso, mas há o contexto desportivo, o apuramento ou não para a próxima fase da Liga dos Campeões, a situação do plantel no momento e até as outras possibilidades que o mercado exibir. Até porque não há risco de Hulk fugir para um concorrente direto. O Benfica, por exemplo, fez uma abordagem prévia há alguns meses, mas o atacante rejeitou de imediato.

Forma física vale contrato longo

Hulk fez 34 anos em julho e está numa forma física muito boa, tendo em conta os registos estatísticos recolhidos nos jogos da Superliga chinesa, ao serviço do Shanghai SIPG.

O próprio jogador afirmou, em julho, ter baixado o índice de gordura de 11 para 8 por cento em apenas um ano, o que abre a porta a mais algumas épocas no topo.

A perda salarial a que estaria sujeito se mudasse para o FC Porto poderia ser atenuada com um contrato mais longo do que aqueles que, habitualmente, são celebrados com jogadores desta idade. E isso aponta para um vínculo de dois anos e meio ou de um ano e meio com opção de renovação. Pepe chegou em janeiro de 2018, quase a fazer 35 anos de idade. Já leva 37 e renovou até 2023.

André Morais