Ciclismo

A estranha homenagem da Deceuninck a João Almeida: "Bota lume"

João Almeida foi quarto no Giro e vestiu a rosa durante vários dias AFP

Equipa belga decidiu comercializar t-shirts com uma expressão de apoio pouco conhecida, embora escolhida pelo ciclista.

A Deceuninck-Quick Step não ficou indiferente aos feitos de João Almeida na Volta a Itália, tendo decidido homenageá-lo com uma t-shirt própria. A equipa belga, no entanto, optou por umas palavras de incentivo pouco conhecidas. "Bota Lume - João Almeida" não é verdadeiramente uma expressão portuguesa, por apelar a um sotaque algo brasileiro, mas é usada em algumas zonas do país e foi escolhida pelo próprio corredor de A dos Francos.

"João Almeida fez um Giro d'Italia espantoso, levando a camisola rosa 15 dias consecutivos e deixando uma marca indelével na corrida. Decidimos celebrar este feito incrível lançando uma edição especial e limitada de uma t-shirt com a inscrição Bota Lume - João Almeida", escreveu a equipa na promoção do novo produto da Wolfpack (Alcateia), designação muito utilizada pela formação mais vencedora da atualidade.

Tendo os inevitáveis tons rosa, a camisola é comercializada por 30 euros e foi o próprio João Almeida a explicar que utiliza a expressão "Bota lume" na hora de dar tudo.

Carlos Flórido