Sporting

Tudo sobre Rúben Amorim no Sporting: a verba final, o contrato e a abordagem

Rúben Amorim sucede a Silas ao leme do Sporting Pedro Correia//Global Imagens

Treinador de 35 anos sucede a Silas ao leme da equipa verde e branca.

Rúben Amorim é o novo treinador do Sporting, rendendo Jorge Silas, que durou pouco mais de cinco meses no cargo. Apurou O JOGO que o até aqui técnico do Braga foi abordado pela administração da SAD leonina em 27 de fevereiro passado, mostrou disponibilidade para aceitar o desafio e os verdes e brancos encetaram depois negociações, que ficaram saldadas na terça-feira.

O antigo médio fecha acordo até ao termo da temporada 2022/23, com a sociedade anónima lisboeta a pagar dez milhões de euros à congénere minhota.

A insatisfação da cúpula dirigente dos lisboetas com o trabalho de Silas havia sido já noticiada pelo nosso jornal, que depois deu conta de que a separação entre as partes poderia até precipitar-se, surgindo ainda antes do final da época desportiva. Depois das notícias - não negadas pelos leões - de que o técnico dos bracarenses, de 35 anos, estava nos planos futuros, o cenário ganhou evolução decisiva nas últimas horas, com o ingresso de Rúben Amorim em Alvalade a ganhar efeitos imediatos.

A abordagem direta ao antigo internacional português registou-se na data acima mencionada, dia seguinte ao regresso do Braga de Glasgow e imediatamente a seguir à receção do Sporting ao Basaksehir, encontros a contar para a Liga Europa, da qual todas as equipas nacionais sairiam nos 16 anos de final. Frederico Varandas explicou o projeto e os seus desígnios para o futuro, numa altura em que o tempo e a paciência dos adeptos se esgota para a sua administração. O presidente dos leões colheu a anuência de Rúben Amorim, seguindo-se depois a abordagem ao Braga, que não tinha qualquer intenção de abreviar o trabalho bastante positivo que o técnico protagonizava à frente dos arsenalistas, endurecendo a posição à mesa de negociações. Os verdes e brancos ainda acenaram com seis milhões de euros mais percentagens de alguns dos seus ativos, mas pagaram mesmo os 10 M€ da cláusula de rescisão.

Rúben Amorim é esperado esta quarta-feira na Academia para começar a trabalhar de leão ao peito.