FC Porto

Caso Marega: partidos políticos exigem medidas e tema é debatido no estrangeiro

Jogadores de FC Porto e V. Guimarães tentam acalmar Marega Miguel Pereira/Global Imagens

Os partidos políticos - e outras entidades - pronunciaram-se sobre os insultos dirigidos ao avançado do FC Porto em Guimarães.

O dia seguinte ao episódio de racismo que levou Marega a abandonar o terreno de jogo no Vitória de Guimarães-FC Porto tem sido rico em reações das mais variadas entidades.

A nível nacional, além das mensagens de apoio ao avançado maliano de companheiros de equipa e rivais, também os partidos políticos sublinharam o gesto do jogador e exigiram medidas rápidas a Governo, Liga e Federação Portuguesa de Futebol.

O primeiro-ministro António Costa voltou a abordar o tema perante os jornalistas e PS, PSD e Bloco de Esquerda também reagiram (ver abaixo), repudiando os insultos provenientes das bancadas do Estádio D. Afonso Henriques.

Também a associação SOS Racismo emitiu um comunicado, destacando a "legitimidade" de Marega ao abandonar o relvado. O Sindicato dos Jogadores, pela voz do presidente Joaquim Evangelista, considera que Federação e Liga deveriam "convocar os presidentes dos clubes".

Fora de portas, o caso Marega também é alvo de debate, principalmente em solo britânico, onde a Liga inglesa tem punido com severidade os casos de racismo. Veja mais nas ligações abaixo.

Redação