Um a um do FC Porto: a nota alta para Marega e as exibições de Mbemba e Sérgio Oliveira
UM A UM - O FC Porto ficou a um ponto do líder Benfica, ao vencer em casa do Vitória de Guimarães, por 2-1, em jogo da 21.ª jornada da I Liga
Corpo do artigo
Marchesín 5
Fica mal na fotografia no lance do golo do V. Guimarães, isto depois de, na primeira parte, ter voado para evitar que o remate de Pêpê tivesse sucesso.
Corona 6
Bem com a bola nos pés, contribuiu para o futebol ofensivo com alguns bons apontamentos. A defender, e sempre que perdia um lance, a seguir recuperava a bola. Saiu fisicamente de rastos.
Mbemba 7
Que grande jogo fez o central congolês. O passe sensacional que fez para Marega marcar o golo da vitória abrilhantou uma exibição marcada por alguns grandes cortes, dando sempre a ideia de estar no sítio certo.
Marcano 6
Exibição marcada por dois lances decisivos; primeiro ao cortar a bola rematada por Edwards em cima da linha, evitando um golo certo, depois ao hesitar na marcação a Bruno Duarte no golo do empate.
Alex Telles 6
Teve muitas subidas a propósito pelo flanco esquerdo, tentou não dar espaço aos adversários e acabou o jogo esgotado.
Uribe 6
Muito tranquilo, deu equilíbrio à equipa tanto a defender como a atacar. Sempre no caminho da bola, iniciou muita da construção de jogo da equipa.
Sérgio Oliveira 7
Mais uma grande exibição do médio portista. Depois de marcar ao Benfica e ao Académico de Viseu, foi dele o remate que resultou no primeiro golo. Mas fez mais, muito mais, encheu o campo a atacar, a defender e a obrigar a equipa a subir linhas.
Otávio 6
Andou em todo o lado, tentou as combinações com os companheiros e procurou alguns cruzamentos. Ofereceu ainda o golo a Marega, aos 40", mas o maliano atirou ao lado. Só falhou no golo sofrido. Podia e devia ter acompanhado Ola John nesse momento.
Luis Díaz 6
Iniciou a jogada do primeiro golo, numa das muitas arrancadas que efetuou a longo do jogo. Aliás, sempre que arrancava em velocidade provocava desequilíbrios na defensiva contrária.
Zé Luís 6
Foi dele a primeira jogada de perigo, aos 5", mas Douglas evitou o golo, e foi dele o cruzamento que resultou no remate vitorioso de Sérgio Oliveira. Isto num jogo em que lutou até à exaustão, ajudando a equipa a pressionar no meio-campo adversário.
Manafá 5
Substituiu Marega, foi para o lado direito da defesa e teve duas arrancadas individuais, coroadas com pouco sucesso.
Nakajima 6
Ajudou a equipa a manter a posse de bola e fechou espaços na hora de defender. Solidário, foi peça importante quando a equipa mais precisava.
Diogo Leite 6
O corte excecional que fez, aos 90"+6", acabou por ser determinante num jogo em que foi muito importante, designadamente no jogo aéreo.
https://ojogo.vsports.pt/embd/57549/m/567723/ojogo/effc153935be52c2b42dde7c8ebc5bc7?autostart=false
A FIGURA - Marega: 7
Picou a bola e festejou como nunca
Marega já entrou na história deste campeonato. Pelo importante golo que marcou e deixou o FC Porto a um escasso ponto da liderança na prova, pelos festejos que revoltaram os adeptos da sua antiga equipa e, por fim, mas igualmente muito importante, por decidir abandonar o relvado por insultos racistas. O avançado começou, aliás, por ter uma calma impressionante no golo da vitória, picando a bola por cima de Douglas, depois de ter recebido de forma brilhante um passe longo de Mbemba. Frieza que não tinha tido ainda na primeira parte, quando atirou ao lado, depois de uma assistência de Otávio.