Taça de Portugal

FC Porto-Varzim um a um: Sérgio desencravou logo a espinha

UM A UM - Análise ao desempenho dos jogadores na partida entre o FC Porto e o Varzim, da Taça de Portugal, que os portistas venceram por 2-1

FC PORTO UM A UM

Diogo Costa 6

Não teve argumentos para travar a bomba disparada por Hugo Gomes, ainda que se tenha feito ao lance e estivesse no caminho da bola. No restante cumpriu, saindo bem de entre os postes, sempre com segurança.

Saravia 5

As bolas nas costas foram um problema e com isso pode explicar-se a substituição ao intervalo. Seria arriscado mantê-lo perante os velocistas da Póvoa. Excelente o cruzamento (28") para Soares marcar.

Mbemba 6

Teve de recorrer à falta (24") para travar Lumeka, que tinha entrado nas costas de Saravia. Mostrou-se diferente para melhor, com um central mais consistente ao lado.

Marcano 7

Excelente entrada de cabeça para marcar o seu quarto golo da temporada. Voltou com uma boa exibição, transmitiu segurança e esteve bem no capítulo dos cortes, antecipando algumas jogadas de perigo.

Manafá 5

Lumeka deu-lhe muito que fazer, não podia tirar os olhos de cima do seu adversário direto, daí que não tenha sido um lateral tão ofensivo como habitualmente. Ainda assim, destaque para uma jogada individual (19") que o levou a tirar dois adversários da frente e a rematar por cima.

Uribe 5

Fechou bem no meio-campo, recuperou muito jogo, num setor em que os espaços se venderam sempre muito caro. Só lhe faltou chegar mais à frente.

Otávio 6

Trabalho de formiguinha com bola, sempre ativo a procurar dar apoios na circulação, ou encontrar uma brecha para combinar e tentar o desequilíbrio. Tocou a bola de calcanhar para o golo de Soares, mas não esteve feliz no remate.

Luis Díaz 4

Uma exibição muito cinzenta, sem aquele dinamismo capaz de resolver um jogo numa finta, ou numa mudança de velocidade. Ontem, esteve com o motor gripado.

Fábio Silva 4

Um cabeceamento por cima da trave (13"), um remate à meia volta, que saiu ao lado (20"), e muita entrega na luta pela bola. Mas a vontade não é tudo e acabou por não pesar muito lá na frente.

Soares 6

Estava ao segundo poste (28"), completamente livre de marcação, quando Otávio recebeu o cruzamento e tocou a bola com o calcanhar para ele marcar o seu nono golo em sete jogos consecutivos a titular.

Alex Telles 6

Entrou ao intervalo para fechar melhor o lado esquerdo da defesa. Na frente, destaque para um livre cobrado em arco, muito perigoso (88").

Romário Baró 4

Não jogava desde outubro e isso pesou, surgindo muito preso de movimentos e com futebol pouco fluido.

Vítor Ferreira 5

Cinco minutos chegaram para uma estreia e foram suficientes para ganhar um livre perigoso (88"), à entrada da área.

A FIGURA
Sérgio Oliveira 7

Um livre superiormente cobrado por si permitiu ao FC Porto dar resposta imediata ao empate do Varzim, evitando que os nervos se instalassem. E só isso valeu muito ontem. Mas também desencravou o jogo, porque trabalhou imenso no meio-campo, na recuperação, circulação e na atitude que procurou transmitir à equipa, perante um adversário que nunca se intimidou. Está de volta e em boa altura, mostrou estar pronto para o que o treinador entender e não vão faltar jogos mais exigentes nas próximas semanas. Deu um sinal a Sérgio Conceição de que pode contar com ele.

VARZIM UM A UM

Ismael 5

Sem culpas nos golos, não efetuou qualquer defesa para registo e a única mancha foi ter feito uma rosca na bola, que saiu sem problemas de maior, pela linha lateral.

João Amorim 6

No início do jogo precisou de redobrada atenção para lidar com as subidas de Manafá, mas acabou por passar uma segunda parte tranquila.

Hugo Gomes 7

Muito certinho a cortar tudo o que lhe aparecia pela frente, deslumbrou com a bomba que empatou a partida.

Alan Henrique 5

Hesitou na abordagem no início da jogada que deu o 1-0. De resto, manteve sempre um alto nível de concentração, não comprometeu e procurou jogar simples.

Tiago Cerveira 6

Soube proteger o seu corredor e procurou atacar com segurança, sem colocar em causa o equilíbrio da equipa.

Pedro Ferreira 7

Encheu o miolo com vários passes de rutura para Lumeka, recuperações de bola e uma energia inesgotável durante os 90 minutos.

Rui Moreira 5

Tapou, como pôde, os caminhos no meio-campo poveiro e fê-lo com assinalável eficácia.

Baba Sow 6

Fartou-se de pressionar a primeira fase de construção do FC Porto e ainda deu qualidade na criação de jogo ofensivo.

Frédéric Maciel 5

Deu um bom contributo nas missões defensivas, no apoio ao lateral João Amorim. A atacar, tirou um par de cruzamentos perigosos.

Lumeka 7

Foi o diabo à solta, o pesadelo de Saravia que forçou a saída do argentino ao intervalo e nem Manafá o conseguiu parar. Autor de, pelo menos, uma dezena de cruzamentos, faltou definir melhor em alguns deles.

Leonardo Ruiz 5

Trabalhou muito entre os centrais portistas, mas não teve oportunidades para alvejar a baliza. Sobrou o espírito de luta que sempre exibiu.

Caetano 5

Meia hora em campo para refrescar a direita do ataque, missão que foi conseguida com sucesso.

Minhoca 5

Imprimiu uma maior vitalidade à zona mais adiantada do meio-campo.

Stanley -

Entrou aos 82" para alargar a frente de ataque, só que não teve tempo para se mostrar.

António M. Soares | João Maia